Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Por 55 votos a 22, Senado afasta presidente Dilma Rousseff


Às 6h32min de hoje o senador Renan Calheiros disse que as senadoras e senadores já podiam votar. Cinquenta e cinco senadores aprovaram o impeachment contra 22. O senado convocou a mesa para hoje, às 16 horas, para reunião com o presidente do Supremo.

Os senadores entenderam que há indícios suficientes de que Dilma cometeu crime de responsabilidade, infringindo a Constituição Federal e a lei 1079/1950.

Presidente nacional do PP, o senador piauiense Ciro Nogueira Lima, foi anunciado pelo presidente do Senado da República, Renan Calheiros, para encaminhar o seu voto, precisamente às 5 horas da manhã de hoje, na sessão que apreciou a admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff. Em três minutos, Ciro destacou a situação crítica em que se encontra a Economia e declarou: "voto a favor do fim da crise; voto a favor do Brasil".
Imagem: Ueslei Marcelino/ReutersDilma Rousseff(Imagem:Ueslei Marcelino/Reuters)Dilma Rousseff
Durante a sessão, cada senador teve até 15 minutos para usar a tribuna, a maioria justificando seu voto com argumentos concernentes à situação econômica enfrentada pelo país.

A presidente ficará afastada por até 180 dias, enquanto o Senado se volta ao julgamento do processo que tramita contra ela.

Ainda na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), levará ao Palácio do Planalto a notificação da decisão do Senado que deverá ser recebido pela presidente. Ele levará também uma notificação comunicando ao vice-presidente Michel Temer que ele é o governante em exercício.

Michel Temer deve assumir ainda hoje a Presidência da República. Dilma Rousseff manterá direitos, como residência no Palácio da Alvorada, salário integral e uma equipe de funcionários para auxiliá-la.


EXCLUSIVAS

Elmano mudou voto
Imagem: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer(Imagem:Lucas Dias/GP1)Elmano Férrer
Contrariando a expectativa da oposição, Elmano Férrer mudou o voto e votou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ciro estimava 52 votos às 20 horas

Pouco antes das 20 horas de ontem, conversando por telefone com amigos de Teresina, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, estimava em pelo menos 52 votos a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Maranhão propôs licença
Presidente em exercicio da Câmara Federal, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), autor da "lambança", segundo Renan Calheiros, de anular o impeachment e depois "desanular", propôs à direção do partido tirar licença para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão, a convite de Flávio Dibno, mas a direção do PP não aceitou e exige a sua renúncia.

Paixão e Dudu sentiram o ataque

Imagem: Lucas Dias/GP1Vereadores Paixão e Dudu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Vereadores Paixão e Dudu
Gilberto Paixão e Edilberto Borges, o Dudu, vereadores do PT, sentiram a pancada desferida por Socorrinha do PT, que os comparou a Jair Bolsonaro, o deputado federal que faz questão de ser chamado de homofóbico.

Dudu nega acusação
O vereador Dudu nega que exista nos estatutos do Partido dos Trabalhadores, como disse Socorrinha do PT a este repórter, linha de posicionamento contra o modelo de família única para o Brasil.

"Fez o jogo de Firmino"
Viúvo de Francisca Trindade, Dudu diz que Socorrinha "fez o jogo de Firmino Filho" durante votação na Câmara Municipal, de um requerimento que proibia a tramitação de proposta sobre ideologia do gênero neutro.

Mauro e Ismar podem assumir mandatos

Imagem: DivulgaçãoIsmar Marques e Mauro Tapety(Imagem:Divulgação)Ismar Marques e Mauro Tapety
Uma eventual vitória de Firmino Filho em Outubro pode levar de volta à Assembléia Legislativa do Estado os ex-deputados Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB), terceiro e quarto suplentes, respectivamente, da coligação que foi encabeçada pelo ex-governador Zé Filho. Tudo porque dois deputados efetivos do PMDB podem assumir secretarias importantes na Prefeitura.

Olhares para o futuro
Os olhares do prefeito Firmino Filho estão voltados, primeiro, para outubro de 2016; e depois, para outubro de 2018.

Sarney abençoa indicação do filho
Profissional que sabe que todo político gosta de ser merecedor de atenção especial, Michel Temer foi à residência de José Sarney, ontem, no final da tarde, para conseguir sua "benção" para a indicação de Zequinha Sarney, filho do ex-presidente, para o ministério do Meio Ambiente. Conseguiu não apenas isso do líder brasileiro mas a promessa de que terá seu apoio durante o governo.

Homens não brigam

No seu pronunciamento às 5h47min de hoje, da tribuna do Senado, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo de impeachment, afirmou: "brigam as idéias, mas não devem brigar os homens".


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.