Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Substituição de secretário da saúde volta a ser especulada


Políticos de vários partidos voltaram a comentar, nos últimos dois dias, que estaria em marcha um processo de substituição do secretário de saúde, Francisco de Assis Oliveira Costa, ainda como resultado do impasse criado quando o cargo foi destinado ao PP do senador Ciro Nogueira, que coincidentemente reapareceu, na manhã da última segunda-feira, numa solenidade do Palácio de Karnak, ficando bem ao lado do governador Wellington Dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco CostaFrancisco Costa

No meio político é dado como provável substituto de Francisco Costa, o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que é do PT, mas tem um bom relacionamento com o senador Ciro Nogueira. Para alguns líderes, Wellington Dias quer dar uma demonstração definitiva de que tem o controle do Governo e só a ele cabe decisão final sobre assuntos políticos e administrativos.

EXCLUSIVAS

Cargo passageiro

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

Florentino Neto, sob os olhares de Ciro Nogueira e muitos outros aliados do Governo de partidos diferentes, tomou posse como coordenador de Infraestrutura Aeroportuária na segunda-feira, mas o ato faria parte de uma transição para a Secretaria de Saúde do Estado.

"Mostrar quem manda"

  • Foto: Lucas Dias/GP1Zé SantanaZé Santana

No dia da posse de José Santana, na Secretaria de Ação Social, e Castro Neto, na direção geral do DER, um importante secretário de Estado ligado ao PT, em conversa com este repórter admitiu que o episódio do "Fica Francisco" causara um prejuízo político. Naquela ocasião, o secretário disse que o governador precisaria substituir o colega da saúde por outro nome do PT para "mostrar quem manda".

Vereador não pode assumir coordenadoria

A Lei Orgânica do Município de Teresina impede o vereador assumir cargo na administração pública que não seja de secretário municipal, estadual ou diretor.

Caio impedido

  • Foto: Lucas Dias/GP1Caio BucarCaio Bucar

O vereador Caio Bucar (PSD) indicado pelo deputado federal Silas Freire para assumir uma das coordenadorias criadas recentemente pelo governador Wellington Dias, deverá declinar do convite por temer a cassação.

Coordenadoria não é secretaria

A própria lei que criou as novas coordenadorias do Governo diz que o vencimento do coordenador "será de 80 por cento do que ganha um secretário de Estado".

TJ suspende decisão do TCE sobre subconcessão

O desembargador Sebastião Martins, do TJ do Piauí, suspendeu todas as decisões do Tribunal de Contas do Estado sobre a subconcessão da Agespisa e consequentemente autorizou o Governo a dar continuidade ao processo de subconcessão do sistema de abastecimento de água e esgoto em Teresina.

"Lesão à segurança jurídica"

O mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça foi interposto pelo procurador-geral do Estado, Plínio Clerton, alegando que as duas ações, uma no TCE e outra no Poder Judiciário, "representam lesão à segurança jurídica".

Reação do TCE

Procurado por telefone por este repórter, um conselheiro do Tribunal de Constas do Estado, pedindo omissão de seu nome, disse que "está havendo muita intromissão nos assuntos do TCE".

"Muito estranho"

O mesmo conselheiro afirmou que "não há qualquer tipo de ilegalidade no processo” e considerou "muito estranho que depois de quase um ano, após haver uma sinalização de que a posição do Tribunal não comungava com a do Governo, o Governo tenha entrado na Justiça".

Luciano Nunes organiza Conferência Nacional

  • Foto: DivulgaçãoLuciano Nunes (à direita), com Beto Richa (ao centro)Luciano Nunes (à direita), com Beto Richa (ao centro)

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Nunes esteve ontem com o governador Beto Richa e o presidente da Assembleia do Paraná, Ademar Traiano, para tratar sobre a 21ª Conferencia Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu (PR) sob o tema "O Brasil e suas Reformas".

Secretário Geral

Como secretário geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos e coordenador da Conferência, Luciano Nunes foi convidar Beto Richa para participar do encontro como panelista e expor as "práticas exitosas em sua gestão no Governo do Paraná".

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.