Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Jovens entre 16 e 18 anos abandonam o facebook


O Facebook está ficando velho. A rede social que já foi a coisa mais descolada para se fazer na internet perdeu espaço para outros aplicativos como o Instagram e Snapchat, dentre muitos outros. Entretanto, ainda não era possível identificar a quantidade exata de quantas pessoas estão fugindo do Facebook.

Um estudo europeu divulgado pelo The Guardian mostra que jovens entre 16 e 18 anos estão deixando a rede social e, cada vez mais, migram para plataformas alternativas, como WhatsApp, Snapchat, Twitter e Instagram.
Imagem: ReproduçãoMark Zuckerberg, dono do facebook(Imagem:Reprodução)Mark Zuckerberg, dono do facebook

O relatório ainda descobriu que tal movimento é proveniente do aumento dos usuários mais velhos na mídia social, como pais, tios e até avós dos jovens. “Eles se sentem envergonhados com a presença dos pais. A rede social, que antes preocupavam os pais, agora envergonham os jovens, que dizem que sua família posta muitas coisas sobre suas vidas pessoais”, disse o pesquisador que liderou o estudo, Daniel Miller, da University College London.

A tendência também foi observada pelo Facebook, que em outubro admitiu que adolescentes mais jovens estavam utilizando a rede com menos frequência. Pensando nisso, o site Huffington Post listou algumas razões que podem lhe convencer a deixar a rede social em 2014. Confira:

Ninguém mais quer apenas ler sobre o que você está fazendo

O que é mais atraente: ler uma postagem ou apenas ver a imagem que a comprova? Uma entrevista com adolescentes feita pelo site Time sobre o uso de mídias sociais revelou que eles consideram mais atrativo ver fotos e imagens que textos.

Facebook dificulta manter um perfil privado

Ao longo de 2013, a mídia social foi alvo de críticas de usuários que constataram problemas em relação à privacidade. Além de o Facebook remover a opção de ocultar o nome da pessoa na busca - deixando-a disponível para quem quiser procurá-la - ele também dificultou as configurações de privacidade, já que agora o usuário tem de ativar ou desativar item por item.

Seus pais e até avós estão lhe observando a cada postagem

2013 foi o ano dos parentes invadirem as redes sociais. Como se não bastasse tal movimento, eles viram no Facebook uma ótima oportunidade de bisbilhotar os filhos (netos, sobrinhos, etc), além de comentarem em fotos, vídeos e nas demais publicações.

Pais postam fotos e vídeos que você gostaria que ninguém visse

Comentar postagens no Facebook se torna banal quando os pais preferem postar fotos embaraçosas de sua infância ou de uma adolescência obscura.

O Facebook monitora até o que você não publica

Recentemente, a rede social anunciou um novo tipo de coleta de dados capaz de monitorar o que as pessoas escrevem ou se postam fotos, mesmo sem publicá-las. O objetivo é entender porque os usuários desistem de postar na plataforma.

Facebook faz você se sentir menos feliz com a própria vida

Um estudo realizado pela Utah Valley University descobriu que usuários da rede social têm uma visão negativa em relação à própria vida, pois acreditam que ela seja menos feliz ou justa que de outros usuários.

Pior inimigos para namorados

Terminar relacionamentos (e começá-los) nunca foi tão fácil com o Facebook. Quem nunca ouviu falar de relacionamentos que chegaram ao fim por mensagens no chat da rede, um comentário indevido ou até uma “curtida” ou marcação em uma foto suspeita?

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.