Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Deputado José Guimarães é chamado de "Capitão Cueca" durante voo


O deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi hostilizado dentro de um voo, nesta segunda-feira (30). Ele estava indo para Brasília para cumprir agenda na Câmara dos Deputados.

Um passageiro, que estava sentado ao lado do deputado, iniciou uma gravação no celular disparando várias acusações contra o petista. “Eu estou do lado do Capitão Cueca, que foi pego com dinheiro na cueca, é o Zé Guimarães do PT, que roubou o Brasil inteiro, mandou dinheiro pra Cuba, pra Venezuela, apareceu na televisão com dinheiro na cueca, se defenda deputado”, declarou.

Nas imagens, o parlamentar não rebate as acusações e apenas tira fotos do acusador. Na saída do avião, o homem foi conduzido à sede da Polícia Federal no aeroporto da capital federal.

José Guimarães usou sua página no Facebook para se defender das acusações. Ele publicou uma nota alegando que o vídeo está repleto de fake news, que jamais foi preso e que não esteve envolvido quando um assessor foi pego com dinheiro no aeroporto de Congonhas em 2005.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Na noite desta segunda-feira (30/09), o deputado federal José Guimarães (PT/CE) foi violentamente hostilizado durante o voo que levava o parlamentar de Fortaleza para Brasília, onde cumpre agenda na Câmara dos Deputados. Na saída do avião, o agressor foi conduzido à sede da Polícia Federal no aeroporto da capital federal. Um Boletim de Ocorrência foi feito no local e o agressor pediu desculpas pelo lamentável comportamento.

O vídeo em que Guimarães é covardemente agredido é repleto de fake news. José Guimarães jamais foi preso e não esteve envolvido quando um assessor foi pego com dinheiro no aeroporto de Congonhas em 2005. O parlamentar, inclusive, foi inocentado da acusação de improbidade administrativa, em 2012, pelo Superior Tribunal de Justiça. Por unanimidade, a Corte decidiu que não havia provas contra o parlamentar.

José Guimarães nunca esteve envolvido em esquemas de corrupção. Ao contrário, sempre pautou a sua conduta no respeito à dignidade, à ética e ao trabalho em prol da melhoria das condições de vida de brasileiras e brasileiros. Sua brilhante trajetória fez dele o quarto deputado federal mais bem votado no Ceará, seu estado de origem, acumulando 173 mil votos nas eleições de 2018.

A defesa da liberdade de expressão permanece sendo uma das bandeiras de Guimarães, afinal, a livre manifestação é uma das principais características de regimes democráticos. Porém, ataques como o que ficou registrado em vídeo jamais serão tolerados por aqueles que repudiam a política do ódio, que pauta discursos com base em mentiras alardeadas sem a mínima responsabilidade.
Assim sendo, a assessoria jurídica de José Guimarães coletará todas os ataques virtuais sofridos pelo parlamentar para que as medidas cabíveis tomem forma. Produzir ou contribuir com a disseminação de fake news é crime!

Continuaremos firmes, realizando o bom combate, sempre ao lado do povo brasileiro. #Democracia #MenosÓdio #Verdade

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.