Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Diretor do São Marcos desobedece OMS e Ministério da Saúde no tratamento da covid-19


Desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19), especialistas da área da medicina vêm defendendo o uso da hidroxicloroquina em pacientes acometidos pela doença, com base em experiências exitosas no tratamento clínico. Aos poucos, os órgãos de saúde se viram obrigados a admitir o óbvio: o medicamento de fato está salvando vidas.

Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou testes com hidroxicloroquina e cloroquina para casos de covid-19 e o Ministério da Saúde, no dia 20 de maio, incluiu os medicamentos em seu protocolo de manejo clínico da doença. Seguindo tais recomendações, o Hospital São Marcos adotou o protocolo para os seus pacientes.

  • Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Estadão ConteúdoHidroxicloroquinaHidroxicloroquina

Já no dia 27 de maio, baseada em um artigo sem credibilidade, divulgado pela revista The Lancet, a OMS suspendeu o uso da cloroquina e hidroxicloroquina. A pesquisa fajuta dizia que o uso dos medicamentos poderia aumentar o risco de morte e de arritmia cardíaca em pacientes com covid-19.

Na contramão dos outros hospitais do Piauí, o Hospital São Marcos ignorou o protocolo do Ministério da Saúde e seguiu a OMS, barrando o uso dos medicamentos na unidade hospitalar.

Todavia, na última quarta-feira (03), OMS percebeu que cometeu um erro e voltou a indicar o uso dos medicamentos para o tratamento da covid-19. A própria The Lancet publicou uma nota de retratação dos autores do artigo e o retirou do ar. Ainda assim, o Hospital São Marcos preferiu desobedecer a OMS e o Ministério da Saúde e não está oferecendo para os seus pacientes os únicos medicamentos que vem salvando vidas.

A diretoria do hospital, na pessoa do advogado Joaquim Barbosa de Almeida Neto, está mantendo uma decisão descabida e irresponsável, uma vez que os órgãos de saúde já reconheceram o êxito da hidroxicloroquina no tratamento da doença.

Vale ressaltar que ele acompanha o coro esquerdista, que faz campanha contra a cloroquina. É bom lembrar também que Joaquim já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ocupou a Secretaria de Governo na primeira gestão do Governo Wellington Dias, no início dos anos 2000.

  • Foto: Reprodução/Facebook Postagem de Joaquim Almeida Postagem de Joaquim Almeida

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hospital São Marcos retira cloroquina do protocolo para tratamento da covid-19

Covid-19: diretor do São Marcos esnoba uso da cloroquina, mas hospital adota medicamento

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.