Fechar
GP1

Brasil

Cármen Lúcia sobre ameaças a Fachin: “A Justiça não se intimida”

O ministro Edson Fachin afirmou em entrevista que ele e sua família estão sendo ameaçados.

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmar que ele e sua família estavam recebendo ameaças, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, afirmou que “a Justiça não se intimida” com pressões.

“A Justiça não se intimida, primeiro porque ela tem um papel constitucional a cumprir do qual ela não pode se subtrair. A prestação da Justiça significa exatamente atender a quem tem direito. O que o juiz ameaçado precisa é de garantia para ter tranquilidade e cumprir suas funções”, disse a ministra.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoCármen LúciaCármen Lúcia

Os membros da Corte estão sofrendo retaliações devido decisões tomadas pelos ministros, mas segundo Cármen Lúcia, todas as decisões trazem um “nível de insatisfação”. Além desse problema, a Corte enfrenta embates entre membros, como foi o caso do bate-boca público entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso na semana passada.

Outro sinal de que o clima não está tão amistoso para os membros do Supremo foi o vídeo divulgado, que mostra o ministro Gilmar Mendes sendo hostilizado em Lisboa, em Portugal.

Ameaças

“Eu me preocupo com ameaças a ministros, tomo as providências que tenho de tomar. Se tem caso de agressão, tem de tomar providência, a presidência vai tomar. No meu caso, estou continuando com a minha vida, tem de manter a tranquilidade na medida do possível”, afirmou Cármen Lúcia.

Escolta

A presidente do Supremo aumentou o número de agentes para fazer escolta permanente ao ministro Edson Fachin. Cármen Lúcia enviou ainda aos colegas da Corte um ofício falando sobre a necessidade de reforço na segurança. “Numa democracia, as pessoas se manifestam. O que não é aceitável é ultrapassar os limites da lei, da legalidade”, disse a ministra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.