Fechar
GP1

Brasil

Comitê da ONU rejeita pedido da defesa de Lula para ser solto

A defesa do ex-presidente entrou com uma queixa na Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dia antes de ser preso pela Polícia Federal (PF), em São Paulo, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma queixa na Organização das Nações Unidas (ONU), mas nesta terça-feira (22) a organização declarou a rejeição do pedido da soltura do petista.

“O Comitê de Direitos Humanos não concederá medidas cautelares no caso de Lula da Silva”, afirmou Julia Gronnevet, porta-voz de Direitos Humanos da ONU. Apesar da declaração, o caso do ex-presidente ainda não foi encerrado por completo nas Nações Unidas e o governo brasileiro terá mais seis meses para responder perguntas da entidade, que desde 2016 avalia o caso.

  • Foto: Márcio Fernandes/EstadãoLuiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista ao Estadão, um dos membros do Comitê da ONU, Oliver de Frouville, explicou que “não houve um dano irreparável” com a prisão do petista. Para o comitê danos irreparáveis seria a perda de direitos políticos ou civis.

“Tomamos medidas cautelares quando há um risco de dano irreparável”, afirmou. “Não estávamos convencidos de que isso era o caso”, continuou Frouville. Apesar de afirmar que o “estado presente é ainda muito incerto”, Frouville disse que “não há risco pessoal ainda’.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.