Fechar
GP1

Brasil

Presidente Jair Bolsonaro sanciona lei que tipifica crime de perseguição

A norma foi publicada em edição extra do DOU desta quarta-feira (31).

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 14.132, de 31 de março, que tipifica no Código Penal o crime de perseguição, prática também conhecida como "stalking". A norma foi publicada em edição extra do DOU desta quarta-feira (31).

Clique aqui e confira a lei na íntegra

De acordo com o texto ficou acrescido o art. 147-A ao Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) que diz que “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena é de reclusão, de 6 meses a 2 anos, e multa, sendo que a pena é aumentada de metade se o crime for cometido: I – contra criança, adolescente ou idoso; II – contra mulher por razões da condição de sexo feminino, nos termos do § 2º-A do art. 121 deste Código; e III – mediante concurso de 2 ou mais pessoas ou com o emprego de arma.

O projeto de lei de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF) foi aprovado no dia 9 de março pelo Senado Federal com 74 votos favoráveis e nenhum contrário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.