Pelo menos 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal, já reduziram a cobrança do ICMS sobre combustíveis. O Piauí até o momento não faz parte da lista, atualizada na tarde deste sábado (02).
O anúncio mais recente foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, onde o ICMS sobre o produto ficará entre 17% e 18%, a depender da base de cálculo. De acordo com o Metropoles, Ibaneis afirmou na manhã deste sábado (02), durante vento em Brasília, que a medida trará prejuízos.
“Vai dar um prejuízo enorme para a cidade, mas fazer o quê, né? Tem que cumprir. Lei é feita para se cumprir”, declarou Ibaneis Rocha.
No Rio de Janeiro, onde as alíquotas sobre os combustíveis estavam entre as maiores do país, o ICMS foi reduzido para 18%. Segundo o G1, o anúncio do governador Claudio Castro se deu após um acordo com o Governo Federal, para manter o estado em um regime de recuperação fiscal.
Piauí
A governadora Regina Sousa afirmou à imprensa nessa sexta-feira (1º) que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ação que foi ajuizada por alguns estados (incluindo o Piauí), contra a lei que limita a cobrança do ICMS sobre combustíveis.
Veja os estados que já reduziram o ICMS:
Alagoas
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |