Fechar
GP1

Brasil

Manifestantes contrários a Lula ocupam Congresso Nacional

Em reação, o ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou uma portaria autorizando o uso da Força Nacional.

Manifestantes contrários ao presidente Lula (PT) subiram a rampa do Congresso Nacional e ocuparam o teto do Parlamento, neste domingo (08). O grupo saiu do Quartel General do Exército de Brasília, distante quase 8 quilômetros, em direção à sede do Legislativo.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um bloqueio da polícia é rompido e as pessoas seguem à Câmara dos Deputados e ao Senado. Até o momento, não se sabe se as duas Casas foram ocupadas.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, manifestantes estão em frente ao Palácio do Planalto.

O humorista Bismark Fugazza, do Canal Hipócritas, publicou em sua página no Instagram vídeo que mostra milhares de pessoas dentro do Congresso Nacional.

Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou através da assessoria que está em Brasília “acompanhando a situação, ao mesmo tempo que mantém diálogo com o Governo do Distrito Federal”.

Organização dos manifestantes que ocuparam o teto do Congresso Nacional

No último sábado (7), o acampamento no QG de Brasília praticamente esvaziou-se, depois da posse de Lula. O espaço, contudo, voltou a registrar a presença de mais pessoas, na iminência do protesto que veio a ocorrer na tarde de hoje.

Em reação, o ministro da Justiça, Flávio Dino, assinou uma portaria autorizando o uso da Força Nacional para reprimir “atos violentos”.

A medida foi anunciada pelo ministro da Justiça no Twitter e estabelece que os agentes têm de agir em prol “da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.

Em publicação no Twitter, Dino lembrou que tem o apoio das “forças federais disponíveis em Brasília”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.