Fechar
GP1

Brasil

Lula impõe multa milionária ao Google após crítica ao PL da Censura

A multa foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor, subordinada ao Ministério da Justiça.

O governo Lula acusou o Google Brasil de manipular os resultados de busca do Projeto de Lei 2630 e após isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), subordinada ao Ministério da Justiça, determinou multa de R$ 1 milhão por hora à empresa.

A Senacon acusou o Google de práticas “agressivas” e “prepotentes”. Além disso, alegou que a plataforma tentou manipular resultados sobre o tema nas pesquisas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chamou a atitude do Google de “publicidade enganosa, cifrada e abusiva da empresa”.

Desde ontem, 1º de maio, o Google inseriu um link em sua página inicial direcionando os usuários para um artigo que critica o projeto. O texto, escrito por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, alerta para o risco de o PL aumentar a desinformação no Brasil.

Conforme o artigo, uma das consequências indesejadas do projeto é que ele pode acabar protegendo quem produz desinformação, resultando em mais desinformação. Isso porque as grandes empresas de tecnologia ficariam impedidas de excluir publicações jornalísticas com informações falsas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.