Fechar
GP1

Brasil

Presidente Lula diz que fome é “escolha política” em artigo publicado no exterior

O texto foi divulgado enquanto Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um artigo em ao menos nove jornais estrangeiros, na segunda-feira (13), no qual afirma que a fome no mundo "é uma escolha política".

O texto foi divulgado enquanto Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO, na Itália. Nele, o presidente destaca que a fome não é uma condição natural da humanidade, mas “fruto de escolhas de governos e de sistemas econômicos que optaram por fechar os olhos para a desigualdade”.

Foto: Ricardo Stuckert/PRLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

Segundo Lula, o contraste global é gritante: enquanto 673 milhões de pessoas enfrentam a falta de acesso à alimentação adequada, um grupo de apenas três mil bilionários concentra 14,6% do PIB mundial. Ele também criticou os gastos militares das nações mais ricas, que em 2024 chegaram a US$ 2,7 trilhões, o maior aumento registrado desde a Guerra Fria. Ao mesmo tempo, essas potências não cumpriram a meta de investir 0,7% do PIB em ações para o desenvolvimento de países mais pobres.

Como forma de combater a fome, o presidente defende mudanças na governança global, incluindo o fortalecimento do multilateralismo, a criação de fluxos de investimento voltados ao desenvolvimento sustentável e a ampliação da capacidade dos Estados de implementar políticas públicas efetivas.

O artigo também reforça a proposta de taxação dos super-ricos, lembrando que o Congresso brasileiro analisa mudanças significativas nas regras tributárias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.