Fechar
GP1

Brasil

Hugo Motta considera “atípica” indicação de Eduardo Bolsonaro para liderança da minoria na Câmara

A decisão foi tomada pelas bancadas de oposição com o objetivo de preservar o mandato de Eduardo.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), classificou como “atípica” a escolha de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para assumir a liderança da minoria, após a renúncia de Caroline de Toni (PL-SC).

A decisão foi tomada pelas bancadas de oposição com o objetivo de preservar o mandato de Eduardo, que enfrenta um movimento da base governista para cassá-lo em razão de reiteradas ausências sem justificativa.

Foto: Marina Ramos/Câmara dos DeputadosHugo Motta
Hugo Motta

Segundo Motta, a indicação será submetida à análise da Mesa Diretora, que ainda aguarda comunicação oficial. Ele afirmou que pretende dialogar com os partidos de oposição antes de se posicionar sobre o caso.

“Agora tenho também que registrar que a escolha de líderes não depende da presidência da Casa, são os deputados e as bancadas que fazem essa escolha. É claro que se trata de um caso atípico, nós vamos fazer uma análise, vamos conversar com os partidos de oposição e no momento certo responderei”, disse.

Eduardo Bolsonaro nos EUA

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março, onde mantém articulações com aliados do presidente Donald Trump. Ele tem solicitado sanções contra o Brasil e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de pressionar pela anistia de Jair Bolsonaro e dos manifestantes envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

O parlamentar justifica sua ausência por motivos pessoais e alega ser alvo de perseguição política. Enquanto isso, Caroline de Toni seguirá representando o PL em plenário, respaldada por um ato da Mesa Diretora de 2015 que considera justificadas as ausências de líderes de bancada em sessões deliberativas.

A oficialização da indicação depende de despacho da presidência da Câmara. Para Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido, o ato de 2015 é “claro” e dispensa qualquer retorno formal da presidência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.