Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Jair Bolsonaro vai escolher novo reitor da UFPI nos próximos dias


O signatário deste blog obteve, de fontes confiáveis, a informação de que o presidente Jair Bolsonaro vai escolher o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nos próximos dias. No dia 8 de setembro o Conselho Universitário (Consun) encaminhou uma lista tríplice para o Chefe da Nação, que deverá avaliar e escolher um nome livre de qualquer simpatia pela doutrinação ideológica de esquerda.

Lista tríplice

As chapas que fazem parte da lista tríplice são formadas por Gildásio Guedes (reitor) e Viriato Campelo (vice-reitor); André Macedo (reitor) e Carlos Sait (vice-reitor) e Nadir Nogueira (reitora) e Marcos Antônio Lira (vice-reitor).

  • Foto: GP1André Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir NogueiraAndré Macêdo, Gildásio Guedes e Nadir Nogueira

Vice de André Macedo chamou Bolsonaro de racista e homofóbico

O professor Carlos Sait Andrade, vice na chapa de André Macêdo, é filiado ao PT desde 1995. Nas redes sociais, ele já chamou o presidente Bolsonaro de racista e homofóbico.

Gildásio foi o mais votado na eleição da UFPI

A consulta acadêmica para novo reitor da UFPI aconteceu em agosto deste ano. Nessa votação, que não tem caráter deliberativo, apenas consultivo, o voto dos professores tem peso 70% e o voto de servidores técnicos-administrativos e alunos tem, cada, peso de 15%.

Gildásio Guedes foi o que conseguiu o maior número de votos na consulta acadêmica. Foram 4.987 votos, sendo 4.499 de estudantes, 269 de servidores técnico-administrativos e 219 de docentes. No entanto, devido à falta de paridade no peso dos votos, algo extremamente antidemocrático, o professor acabou ficando em terceiro lugar.

Com isso, o professor André Macêdo foi consagrado "vitorioso", com 45,64% dos votos válidos, tendo recebido 3.864 votos, sendo que destes, 2.787 foram de estudantes, 747 de professores e 330 de servidores técnico-administrativos. A chapa da professora Nadir Nogueira teve um total de 4.168 votos, sendo 3.561 de estudantes, 222 servidores técnicos-administrativos e 387 de docentes. Por conta do peso dos votos, Nadir ficou como segunda colocada.

Agora resta esperar que o presidente Jair Bolsonaro faça uma escolha sábia e justa: um reitor que possa administrar uma Universidade Federal livre da ideologia esquerdista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lista tríplice para escolha de reitor da UFPI já está nas mãos de Bolsonaro

Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher próximo reitor da UFPI

Justiça nega pedido e mantém processo eleitoral para reitor da UFPI

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.