Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

MPF pede que Ministério da Saúde envie com urgência oxigênio ao Piauí

O ofício endereçado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu adoção de providências urgentes.

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia da Covid-19 (Giac), do Ministério Público Federal (MPF), enviou nesta sexta-feira (26) ao Ministério da Saúde quatro ofícios comunicando situações de desabastecimento de insumos, como oxigênio medicinal e remédios do kit intubação no Piauí, Rio Grande do Norte, Pará e no município de Montes Claros (MG).

Os documentos foram endereçados ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pedem adoção de providências urgentes para reverter os problemas relatados. Na semana passada o Giac já havia enviado ao Ministério da Saúde alertas semelhantes, solicitando medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio nos estados de Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso.

No caso do Piauí, foi pedido o envio imediato, em caráter emergencial, de 500 cilindros com capacidade de 10 m3, 250 reguladores de pressão para cilindros e 250 copos umidificadores, para evitar desabastecimento do insumo. "É iminente a falta de oxigênio medicinal naquele Estado”, diz o ofício.

Outros estados

No Rio Grande do Norte, levantamento realizado no dia 18 de março mostra que 70 municípios do estado já receberam sinal de alerta de fornecedores de oxigênio sobre a possível dificuldade em abastecimento e 13 sinalizaram que o estoque é insuficiente para a demanda.

No Pará, documentação elaborada pelo Hospital D. Luiz I da Sociedade Portuguesa Beneficente mostra que é iminente a falta de medicamentos necessários para a intubação de pacientes no estado.

Já em Montes Claros, o ofício do MPF pede providências imediatas para garantir à rede municipal o fornecimento de 18 remédios do kit intubação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.