Fechar
GP1

Eleições 2022

Primeiros meses de 2022 serão determinantes para a política do Piauí

Os principais líderes do Estado pretendem anunciar seus times até o final de fevereiro do ano que vem.

Já estamos às portas de 2022 e o clima no meio político é de muita ansiedade e expectativa, sobretudo, nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro. O governador Wellington Dias (PT)-PI), por exemplo, já comunicou aos aliados que vai entrar nas discussões do seu grupo, de fato e de direito, a partir do próximo mês.

Uma das prioridades do chefe do Palácio de Karnak será resolver o impasse acerca do destino dos deputados que ainda não acertaram o partido que deverão se filiar. No entanto, esse passo só será possível após a definição nacional da proposta de federação entre PT, PSB, PCdoB e PV.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

No plano majoritário, será avaliada a possibilidade de anunciar, previamente, a chapa majoritária governista que deverá contar com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles (PT) como candidato ao Governo, Wellington Dias para o Senado e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB) para vice.

Oposição

Já a oposição liderada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), também pretende pré-oficializar seu time majoritário no final de fevereiro do ano que vem. A vaga de governador está sendo ‘disputada’ pelo ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) e pela deputada federal Iracema Portella (Progressistas). Pesquisas e a opinião dos prefeitos aliados servirão para determinar a posição de cada um na chapa.

Foto: Alef Leão/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

A vaga de senador vem sendo assegurada ao prefeito da cidade de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), que prometeu renunciar ao cargo para se viabilizar na disputa.

Terceira via

Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Dr. Pessoa
Prefeito Dr. Pessoa

Paralelo aos dois grupos acima citados, o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), tem reafirmado o interesse de trabalhar uma terceira via para o Palácio de Karnak. Apesar de estar sendo ‘cortejado’ por Ciro Nogueira e Wellington Dias, o prefeito da Capital deixou claro que vai trabalhar no ano que vem, para apresentar aos piauienses mais uma alternativa.

Cidadania no páreo

Foto: Lucas Dias/GP1Washington Bonfim
Washington Bonfim

O professor Washington Bonfim já se lançou como pré-candidato ao Governo do Estado pelo Cidadania. Ele tem se apresentado como a real terceira via e espera a definição nacional quanto a possibilidade de federação entre PSDB e Cidadania para fechar os acordos.

JVC

Foto: Lucas Dias/GP1João Vicente Claudino
João Vicente Claudino

Já o ex-senador João Vicente Claudino, que deverá se filiar ao Podemos em janeiro, continua sendo uma incógnita. A expectativa é que ele se lance como candidato ao Governo do Piauí e monte palanque para o ex-ministro Sérgio Moro, que deve concorrer à presidência da República.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.