Fechar
GP1

Esportes

Mundial Indoor de atletismo na China é adiado por causa da covid

A disputa agendada inicialmente para 2020, aconteceria em 2023, mas foi remarcada para 2025.

Pela terceira vez, o Mundial de Atletismo Indoor, marcado para ser disputado na China, foi adiado. A competição, agendada inicialmente para 2020, foi transferida para 2025, em decisão anunciada nesta quinta-feira. E, mais uma vez, a causa da mudança foi a pandemia de covid-19.

O Mundial estava programado para março de 2023, na cidade de Nanquim, mas a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) optou pela cautela mais uma vez. E alegou “condições relacionadas à pandemia” para decidir por novo adiamento, desta vez, por dois anos. O problema é ter o evento depois dos Jogos Olímpicos de Paris-24.

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, explicou que a decisão precoce, a seis meses da competição, serve para “dar maior tranquilidade aos atletas e membros das federações para se prepararem para a temporada 2023″, declarou após a primeira mudança. “Mas, infelizmente, o prazo nos impedirá de realocar o evento para 2023. Mas o Mundial Indoor voltará em 2024, em Glasgow.” O da China passará para o outro ciclo olímpico.

Nanquim deveria receber o evento em março de 2020, justamente o mês em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a mudança no status da covid-19 para pandemia. Depois, a competição na cidade chinesa foi transferida para 2021, 2023 e, agora, 2025.

Os adiamentos se devem à postura rígida das autoridades chinesas, preocupadas em alcançar um status de “covid zero” no país. A doença ainda causa mortes em solo chinês, como acontece em diversos países, e tem gerado medidas de restrição em diferentes pontos da China nos últimos meses, enquanto a flexibilização e até a liberação total se tornaram comuns em outras nações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.