Fechar
GP1

Esportes

Conheça a história de Marcin Oleksy, vencedor do prêmio Púskas

O polonês de 35 anos ganhou o prêmio com belo gol de voleio pelo campeonato nacional de amputados.

Na tarde dessa segunda-feira (27) aconteceu o The Best, evento que premia diversos atletas do meio futebolístico, inclusive o Púskas de gol mais bonito do ano de 2022. Com três nomes concorrendo nesta categoria, o do francês Payet, o atacante brasileiro Richarlison e o jogador do campeonato de amputados, o polonês Marcin Oleksy, o último sendo o vencedor.

O jogador de 35 anos tinha o sonho de se tornar jogador de futebol, atuando como goleiro e tinha como ídolo Iker Casillas, goleiro espanhol e ídolo do Real Madrid. Em sua adolescência, Oleskey atuava na posição, porém sua vida sofreu drástica mudanças no dia 20 de novembro de 2010, quando tinha 23 anos.

Foto: Reprodução/TwitterMarcin Oleksy recebe o prêmio Púskas de gol mais bonito
Marcin Oleksy recebe o prêmio Púskas de gol mais bonito

Nesta época, além de jogar futebol o Oleksy trabalhava em uma obra perto da beira de estrada quando um veículo desgovernado saiu da pista e o atingiu, o impacto fez com que maquinas de grande passo caíssem sobre ele e esmagassem suas pernas. Oleksy necessitou passar por cirurgia e amputar a perna esquerda.

Após a cirurgia, o polonês precisou ficar por dois anos em uma cadeira de rodas antes de começar a andar com auxílio de muletas. Porém, foi somente em 2019 que Oleksy voltou a jogar futebol, em uma nova posição e modalidade. Em entrevista ao FIFA+, o atleta afirmou que a primeira vez que voltou a chutar uma bola foi ao jogar com seu filho, e que isto foi a virada para voltar a atuar no esporte.

“A primeira vez que chutei uma bola depois do acidente foi com meu filho, Tomasz, e fiquei muito feliz. Também foi como uma virada para mim. Voltei a treinar e depois comecei a jogar futebol para amputados”, destacou Oleksy.

Atuando agora como atacante, o jogador começou a se destacar no campeonato nacional para amputados, o que gerou a sua convocação para a seleção polonesa. A dedicação, superação e amor pelo esporte renderam a Oleksy indicação ao Púskas, o jogador marcou um golaço de voleio, pelo seu time Warta Poznan e foi nomeado para o prêmio.

Confira o gol

O prêmio votado por especialista e fãs foi conquistado por Oleksy com muito mérito, e ao receber a honra o atacante fez um discurso emocionante agradecendo.

“É difícil para mim imaginar receber esse prêmio, mas estou aqui recebendo essa honraria por um dos gols mais bonitos do mundo. Agradeço muito aos meus familiares. Muitos me ajudaram a poder passar por cima da dificuldade depois do acidente que tive. Preciso agradecer demais a todos e ao futebol”, afirmou o jogador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.