Primeiro sul-americano a liderar a Igreja Católica, o Papa Francisco também era conhecido por sua forte ligação com o futebol. O pontífice, que faleceu na manhã desta segunda-feira (21), era torcedor fanático do San Lorenzo, tradicional clube de Buenos Aires.
Em 2013, ano em que Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, a imprensa argentina revelou que ele possuía uma carteira de sócio do San Lorenzo. O documento foi concedido após Bergoglio celebrar a missa em comemoração ao centenário do clube, em 2008.

Curiosamente, no mesmo ano em que Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, o San Lorenzo conquistou o Torneio Apertura, encerrando um jejum de sete anos sem títulos nacionais. No ano seguinte, em 2014, o clube argentino conquistou, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América, tornando o Papa Francisco um verdadeiro amuleto para a torcida.
Bergoglio também era um apaixonado pela seleção argentina, que encerrou um longo período sem títulos durante seu papado. Um dia antes da final da Copa do Mundo de 2022, o pontífice abençoou a camisa da Argentina. Na decisão, a equipe comandada por Lionel Messi conquistou o troféu diante da França, após empate de 3 a 3 no tempo normal e vitória por 4 a 2 nas penalidades.
Ver todos os comentários | 0 |