Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho inicia remoção de famílias em área de risco

Como não choveu na noite desta sexta e madrugada de sábado na Capital, não houve transbordamento do Rio Poti como mostravam as previsões da CPRM.

A Prefeitura de Teresina, através do prefeito Firmino Filho, deu início ao plano de evacuação das famílias que moram na Vila Ferroviária, localizada na zona Sudeste, Vila Mandacaru, na zona Sul, e também na região do bairro Água Mineral, na Vila Verde e da Vila Beira Rio, que ficam na zona Norte da capital.

As equipes da Defesa Civil e da prefeitura estão com caminhões fazendo a remoção das pessoas que moram nesses locais, e conduzindo para pontos seguros.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Moradores da Vila Projeto Mandacaru em Teresina PiauíMoradores da Vila Projeto Mandacaru em Teresina

"O Rio Poti, na região de Prata do Piauí, aumentou, de meia-noite até as 16h30 desta sexta-feira, 4,17 metros. Em Teresina, nesse mesmo horário, atingiu 9,81 metros. Essa água que sai do município de Prata do Piauí chega a Teresina com um impacto na casa de 2,08 metros, então o Rio Poti deve ficar na casa de 11,16 metros na capital", explicou o coordenador de asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Daniel Pereira.

O Monitoramento de Cheias dos Rios Parnaíba e Poti, divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) mostrou que a previsão era que o Rio Poti superasse a cota de inundação em Teresina por volta das 2h30 da madrugada deste sábado (6), porém como não choveu na Capital nesse período a situação ainda está controlada.

“Felizmente, não se confirmaram até a manhã deste sábado, as previsões e cálculos que indicavam trasbordamento do Rio Poti a ponto de expandir águas para as avenidas Raul Lopes e Cajuína, com reflexos no cabeceira leste da ponte Wall Ferraz. Porém, segue a Defesa Civil Municipal em alerta face ao elevado nível do rio”, informou a Prefeitura de Teresina via Twitter.

Recomendação

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação, nesta sexta-feira (05), ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, para que ele providencie a remoção, em caráter de urgência, dos moradores do Parque Rodoviário, atingidos, na noite desta quinta-feira (04) por uma enxurrada de água decorrente do transbordamento de uma lagoa na região. O prefeito tem cinco dias para informar sobre o acatamento da recomendação.

  • Foto: Helio Alef/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

A orientação da promotora Myrian Lago é de que as pessoas desabrigadas sejam levadas para uma área segura para preservar a integridade física. A prefeitura da capital deverá, ainda, custear a alimentação e o fornecimento de água potável aos residentes do local atingido pela enxurrada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enxurrada arrasta casas e deixa dois mortos na zona sul de Teresina

Firmino Filho é notificado para que retire famílias do Parque Rodoviário

Prefeito Firmino Filho decreta estado de emergência em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.