Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Governo do Piauí inicia corte de gastos devido a pandemia da covid-19

O Plano de Contingenciamento de Gastos terá vigência enquanto durar o estado de calamidade.

O Governo do Estado instituiu o Plano de Contingenciamento de Gastos no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo, através de resolução baixada pela Comissão de Gestão Financeira e Gestão Por Resultados, publicada no Diário Oficial do Estado, edição de 1º de abril.

A Comissão tem a participação do secretário Rafael Fonteles, do secretário de Administração, Merlong Solano, do secretário de Planejamento, Antônio Neto, do secretário de Governo, Osmar Júnior, do Controlador Geral do Estado, Márcio Sousa, e do Procurador Geral do Estado, Plínio Clerton.

Segundo a Comissão, com o decreto de estado de calamidade pública devido a pandemia do novo coronavírus, ocorreu o fechamento de várias atividades econômicas, o que reduz a arrecadação de tributos e consequentemente tem um impacto negativo nas contas do governo.

  • Foto: Alef Leão/GP1Rafael FontelesRafael Fonteles

O governo decidiu dar início a um plano de contingenciamento para reduzir os gastos, mas as ações não se aplicam nas áreas de Saúde, Segurança Pública e de Assistência Social, por serem serviços essenciais. A resolução terá vigência enquanto durar o estado de calamidade.

Entre as medidas do plano de contingência estão: a suspensão de novos contratos, inclusive por meio de aditamentos contratuais de aumento de valor que impactem o orçamento e sejam custeados com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza; suspensão dos gastos relacionados a concessão de passagens aéreas, diárias, consultorias, assessorias jurídicas e apresentações artísticas; ainda ficam limitados a no máximo 50% do valor liquidado as despesas referentes a material de consumo, como a aquisição de combustível, locação de veículos, locação de impressoras, serviços gráficos, entre outras coisas.

Também está vedado o início de novas obras, bem como reformas e novos projetos que representem aumento de despesa, assim como aquisição de equipamentos e material. Será feita uma revisão dos demais contratos administrativos, podendo a Controladoria Geral reduzir o contrato unilateralmente, respeitando o limite de 25%, assim como suspender o contrato por 120 dias ou até mesmo rescindir esse contrato.

Os órgãos e entidades deverão adotar medidas de racionamento e negociação de postergação das despesas relacionadas a: água, energia elétrica, serviços de telefonia fixa, móvel e internet. Também estão suspensas as despesas com pessoal relacionadas a cessão de servidor com ônus para o governo do Estado e a concessão de horas extras.

A Secretaria de Fazenda e a Controladoria Geral do Estado vão ficar responsáveis pelo monitoramento do cumprimento das medidas para a redução dos gastos. Será a Secretaria de Fazenda que no âmbito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado, que vai adotar as medidas relacionadas a redução do valor de liberação de cotas, bloqueio de unidades gestoras, e anulação ou alteração do valor de notas patrimoniais emitidas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias quer reverter verba da merenda em auxílio para estudantes

Wellington Dias acredita que número de casos da Covid-19 no Piauí é maior

Covid-19: Wellington Dias suspende cobrança da dívida ativa

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.