Fechar
GP1

Piauí

Justiça marca julgamento do jornalista Arimatéia Azevedo para outubro

O jornalista foi preso em Teresina pelo Greco em 12 de junho, sob acusação de extorquir o cirurgião plástico Alexandre Andrade Souza.

O juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, designou para o dia 30 de outubro de 2020, às 10h30min, a audiência de instrução e julgamento da ação penal em que são réus o jornalista Arimatéia Azevedo, proprietário do Portal AZ, e o professor da UESPI Francisco de Assis Barreto, acusados do crime de extorsão. Os dois foram presos em Teresina pelo Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Greco) em 12 de junho, sob acusação de extorquir o cirurgião plástico Alexandre Andrade Souza.

Arimateia Azevedo e Francisco de Assis Barreto foram denunciados pelo promotor de Justiça José Eduardo Carvalho Araújo, e a denuncia recebida em 24 de julho deste ano.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Arimateia Azevedo Arimateia Azevedo

De acordo com a denúncia, no mês de janeiro de 2020, Arimatéia Azevedo, juntamente com Francisco de Assis Barreto, teriam constrangido com o intuito de obter para si, indevida vantagem econômica, da vítima Alexandre Andrade Souza, que acabou cedendo e pago a quantia de R$ 20 mil ao jornalista.

A pena para o crime de extorsão é a de reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Jornalista foi preso no dia 12 de junho

O jornalista Arimatéia Azevedo, proprietário do Portal AZ, foi preso em casa, no bairro Todos os Santos, zona sudeste de Teresina, nas primeiras horas da manhã do dia 12 de junho de 2020, pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva por crime de extorsão qualificada, expedido pelo juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos, na última quinta-feira (11).

O jornalista é suspeito extorquir um médico da Capital, publicando notícias contra o cirurgião plástico Alexandre Andrade Souza, que depois de várias tentativas acabou cedendo e realizou o pagamento de R$ 20 mil em dinheiro a um homem de confiança de Arimatéia Azevedo, identificado como Francisco de Assis Barreto, professor da UESPI, que também acabou sendo preso por força de um mandado de prisão preventiva.

O crime ocorreu em meados de janeiro de 2020 e, desde fevereiro, a Polícia Civil passou a investigar o caso e conseguiu reunir elementos que corroboraram com a denúncia apresentada pela vítima. Em razão disso, o delegado responsável pelo inquérito solicitou o mandado de prisão, que foi expedido pelo juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos, e cumprido na manhã do dia 12.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jornalista Arimatéia Azevedo é preso pelo GRECO em Teresina

"Sou mais do que inocente, eu combato bandidos", diz Arimatéia Azevedo

Jornalista Arimatéia Azevedo é transferido para a sede da Acadepol

Desembargador concede prisão domiciliar a Arimatéia Azevedo

Ministério Público denuncia jornalista Arimatéia Azevedo à Justiça

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.