Fechar
GP1

Piauí

Piauí registrou 16 mortes em presídios no ano de 2016

Só no Piauí foram 16 mortes registradas, ficando na 9º posição entre os estados que mais registraram vítimas fatais em presídios.

Levantamento realizado pelo G1 aponta que no Brasil foram registradas 392 mortes em presídios no ano de 2016, quase uma morte por dia. Só no Piauí foram 16 mortes registradas, ficando na 9º posição entre os estados que mais registraram vítimas fatais em presídios.

Os estados nordestinos lideram o ranking. Só no Ceará foram 50 mortes, em Pernambuco foram 43 e no Rio Grande do Norte foram 31. Logo depois aparece Goiás com 26, Pará teve 24, Paraíba foram 23 mortes, Mato Grosso do Sul teve 22 vítimas fatais em presídios, depois vem São Paulo com 17 e o Piauí com 16, seguido de Roraima com 15 mortes. Esses foram os dez estados que registraram mais mortes. Espírito Santo foi o único estado que não registrou ocorrências.

  • Foto: Divulgação/SinpoljuspiMotim na Casa de CustódiaCasa de Custódia

O Ceará, que aparece em primeiro lugar no ranking de 2016, teve uma grande rebelião no mês de maio que terminou com 14 mortes no Centro de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), em Fortaleza. A crise na cidade se agravou e a Força Nacional precisou ser acionada para reforçar a segurança.

Em 2016 o Amazonas teve 10 mortes, mas somente na rebelião que ocorreu no dia primeiro de janeiro deste ano foram 56 mortes no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em uma grande briga entre gangues.

Casos no Piauí

O caso mais recente registrado no Piauí foi de Milson da Silva Santos, morreu após ser eletrocutado na Penitenciária Regional Irmão Guido, que fica localizada na BR 316, zona sul de Teresina. Ele estava preso pelo crime de tráfico de drogas e existe a hipótese da vítima ter tentando carregar um celular dentro da penitenciária, quando foi eletrocutado.

Entre os casos mais violentos, está o que ocorreu em setembro de 2016, onde Thiago da Silva Araújo, de 26 anos, foi encontrado com cerca de 300 perfurações no corpo e com os olhos arrancados na Casa de Custódia de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.