Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Presos tentam fugir da Penitenciária de Esperantina

O caso aconteceu no Pavilhão C, da Cela 1, por volta das 22h da noite desse sábado (28).

Cinco detentos aproveitaram a forte chuva da noite desse sábado (28) para tentar fugir da Penitenciária de Esperantina. Porém, um agente penitenciário e um policial militar, que faziam ronda no local, perceberam a movimentação e conseguiram evitar a fuga. O caso aconteceu no Pavilhão C, da Cela 1.

Segundo informações do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Zé Roberto, o episódio aconteceu por volta das 22h. “Eles cerraram a grade da cela, que fica ao lado do corredor, passaram para a gaiola, da gaiola para o corredor e estavam tentando sair pelo cobogó. Estavam cerrando a grade do cobogó para tentarem sair por cima”, afirmou.

  • Foto: Divulgação/ SinpoljuspiFalta de policiais e estrutura na Penitenciária de Esperantina Falta de policiais e estrutura na Penitenciária de Esperantina
  • Foto: Divulgação/ SinpoljuspiFalta de policiais e estrutura na Penitenciária de Esperantina Falta de policiais e estrutura na Penitenciária de Esperantina

Ainda conforme Zé Roberto, os presos são de Teresina e estavam presos em Parnaíba antes de serem transferidos para Esperantina. São eles, Alexandro Pereira dos Santos, Edmilson Murici Lacerda Filho, Evandro Pinheiro de França, Marcelo Dias Alencar e Neudson Renato Batista Medeiros, que inclusive eram para retornar para Parnaíba na próxima semana.

De acordo com o presidente do Sindicato, a penitenciária conta com inúmeros problemas. "A unidade de Esperantina conta com uma superlotação de 400 detentos para apenas 157 vagas, a cerca elétrica está sem funcionar há mais de três anos, todas as guaritas de vigilância estão desativadas, sem policial militar, e apenas cinco agentes [penitenciários] plantonistas por turno de 24 horas", destacou.

Zé Roberto reforça que, após inúmeras reclamações feita pelo Sinpoljuspi à Secretaria Estadual de Justiça, nada foi resolvido. “Como não houve nenhuma providência por parte da Sejus, os agentes resolveram tomar uma medida drástica, com o objetivo de reforçar a segurança da unidade, compraram cachorros, gansos, patos e galinhas de seus próprios bolsos, para dar o alarme, no intuito de impedir a fuga dos presos”, frisou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.