Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Jeová Alencar derrota Firmino e é reeleito presidente da Câmara

O pleito foi antecipado em um ano, depois do requerimento apresentado pelo vereador Dudu Borges (PT).

A Câmara Municipal de Teresina elegeu, por unanimidade entre os presentes, a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020, nesta quinta-feira (16). O vereador Jeová Alencar (PSDB) foi reeleito e seguirá na presidência do legislativo municipal. O vereador Major Paulo Roberto (SD) ficou com a 1ª Vice-Presidência e Zé Nito (PMDB) com a 2ª Vice-Presidência. Na sessão, os 17 vereadores presentes votaram pela reeleição do atual presidente e 12 vereadores se ausentaram.

A eleição vem como uma derrota amarga para o prefeito Firmino Filho (PSDB), que foi surpreendido com a antecipação do pleito. O chefe do Executivo Municipal pretendia indicar outro vereador para presidir a Casa no lugar de Jeová Alencar e, ao que tudo indica, o escolhido seria o vereador licenciado Evandro Hidd (PDT). Circula nos bastidores, que os parlamentares que se ausentaram da sessão seguiram a orientação de Firmino. Sobre as ausências supostamente propositais, Jeová disparou: “Se a falta dos vereadores foi estratégia de minar a eleição, ela falhou”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Jeová AlencarJeová Alencar

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Caio Bucar (PSD), Deolindo Moura (PT), Dudu (PT), Enzo Samuel (PCdoB), Fábio Dourado (PEN), Gustavo Gayoso (PTC), Gustavo Carvalho (PEN), Ítalo Barros (PTC), Jeová Alencar (PSDB), Joaquim do Arroz (PRP), Zé Nito (PMDB), Dr. Lázaro (PPS), Venâncio (PP), Luís André (PSL), Major Paulo Roberto (SD), Cida Santiago (PHS) e Teresa Britto (PV).

Se ausentaram da sessão os seguintes parlamentares: Edson Melo (PSDB), Graça Amorim (PMB), Inácio carvalho (PP), Joninha (PSDB), Luiz lobão (PMDB), Marcos Monteiro (PRTB), Neto do Angelim (PSDC), Nilson Cavalcante (PTdoB), Pedro Fernandes (PRP), R. Silva (PP), Teresinha Medeiros (PSL), Valdemir Virgino (PRP), todos da base de Firmino.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sessão na Câmara Municipal de TeresinaSessão na Câmara Municipal de Teresina

O pleito foi antecipado em um ano, depois do requerimento apresentado pelo vereador Dudu Borges (PT). Ele alegou que a iniciativa foi para evitar interferências externas trazidas pelas eleições do próximo ano. O presidente reeleito justificou a antecipação da eleição. “Um grupo de 23 vereadores sentou e achou melhor essa antecipação em virtude de problemas eleitorais, para que a eleição não fosse interferida por questões pós-eleição”, declarou.

Questionado se a eleição sofreu influência do prefeito Firmino Filho (PSDB), Jeová Alencar ponderou. “Os poderes são independentes e harmônicos entre si, claro que o poder municipal tem força nessa Casa quando tem uma base, quando tem vereadores ligados ao poder executivo, isso é normal aqui e em qualquer parlamento”, colocou.

Nos demais cargos houve mudanças já que a ideia é oportunizar a participação da maioria dos parlamentares na diretoria da Casa.

Confira os nomes da Mesa Diretora da Casa eleita para o biênio 2019/2020:

Presidente: Jeová Alencar (PSDB)

Primeiro Vice-Presidente: Major Paulo Roberto (SD)

Segundo Vice-Presidente: Zé Nito (PMDB)

Primeiro Secretário: Fábio Dourado (PEN)

Segundo Secretário: Cida Santiago (PHS)

Terceiro Secretário: Ítalo Barros (PTC)

Quarto Secretário: Deolindo Moura (PT)

Primeiro Suplente: Dr. Lázaro (PPS)

Segundo Suplente: Venâncio (PP)

Corregedoria: Enzo Samuel (PCdoB)

Ouvidoria: Dudu (PT)

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.