Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Torquato Neto: Chuvas mudaram rotina dos moradores em 2018

São casas invadidas pelas águas que cortam vias, destroem vidas e muda o dia a dia de quem precisa, simplesmente, entrar e sair de suas casas.

As ocorrências de fortes chuvas em Teresina no ano de 2018 trouxeram à tona vários problemas que já são conhecidos dos teresinenses há bastante tempo e, nos últimos anos, têm provocado ainda mais transtornos, além de muita dor de cabeça e até mesmo perdas irreparáveis, como foi o caso da Carla Daniela.

  • Foto: DivulgaçãoCarla Daniela Morais RodriguesCarla Daniela Morais Rodrigues

São casas invadidas pelas águas que cortam avenidas, destroem vidas e muda o dia a dia de quem precisa, simplesmente, entrar e sair de suas casas, como é o caso da moradora Ana Rodrigues, que pouco depois de adquirir a tão sonhada residência teve que sair da casa que fica no Polo Sul, pois a rua foi destruída pelas fortes chuvas e sabe o que restou no local? Apenas mato e uma passagem de esgoto que serve para acumular doenças.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ana Rodrigues continua sem ter como entrar em casaAna Rodrigues continua sem ter como entrar em casa

Bem perto dali, no Residencial Torquato Neto, o GP1 começou a mostrar o drama de quem tenta fazer de tudo para não perder o investimento feito nos imóveis, na expectativa que dias melhores virão. Cansados, eles resolveram acionar o Procon e conseguiram suspender os pagamentos das parcelas das residências e do IPTU, como mostra a reportagem da TV GP1.

Mas isso vai bem mais além, pois quando o período chuvoso acaba o que fica para trás são as consequências da falta de planejamento na região, que abriga cerca de 50 mil pessoas entre o Loteamento Polo Sul, passando pelo Portal da Alegria até o Residencial Torquato Neto, que é a região mais baixa da sub-bacia PE31. E é justamente por onde corre o curso natural das águas, onde estão grande parte das famílias que são afetadas ano a ano.

A Quadra C do Residencial Torquato Neto, onde mora o seu Araújo, é um exemplo da real situação em que vivem os moradores dessa região. As construções das residências, sem o devido planejamento de drenagem, expõem todos a situações adversas sempre quando chove. E basta apenas uma pequena chuva, pois o acumulado d’água ganha bastante força e arrasta o que tem pela frente, deixando ruas isoladas e as casas sem acessos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rua no Torquato Neto ficou destruída após série de chuvasRua no Torquato Neto ficou destruída após série de chuvas

Plano Diretor de Drenagem

Recentemente, passou a valer o decreto nº 17310 de 20 de novembro de 2017, que regulamenta o Plano Diretor de Drenagem e preconiza os procedimentos administrativos relacionados à aprovação de projeto e licenciamento de obra, edificações e parcelamento do solo, bem como sua execução, estabelecendo a obrigatoriedade da apresentação de Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança - EPIV e Relatório Prévio de Impacto de Vizinhança - RPIV constituindo Comissão Especial para análise e parecer acerca da viabilidade dos empreendimentos.

O objetivo é evitar que novos empreendimentos sejam construídos sem levar em consideração os critérios necessários para que o sistema de drenagem de determinado local deixe de ser respeitando, evitando situações de alagamentos e enchentes.

O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, explicou ao GP1 que as ações da Prefeitura de Teresina frente aos problemas elencados naquela região estão ocorrendo de forma paliativa e não contemplam, por enquanto, a solução definitiva para a questão da falta de drenagem das águas.

“Hoje a gente estima que devamos ter aproximadamente 50 mil pessoas naquela região e esses vários empreendimentos construídos ao longo do tempo foram agravando o problema de drenagem. Até 2015 nós não tínhamos uma lei de drenagem que regulamentasse essa questão e, partir de então, é exigido um estudo de viabilidade técnica e também um estudo de drenagem. Então todos esses empreendimentos foram aprovados anteriores à lei. Essa sub-bacia se inicia na BR 316, depois do Polo Empresarial Sul e entra nos loteamentos Polo Sul, Portal da Alegria e cai no Torquato Neto. Não foram respeitos os caminhos das águas. Não eram para serem construídas casas por esse canal, mas, infelizmente, foram construídos apartamentos, casas e o que a gente percebe andando lá é que as calçadas são feitas com um metro de altura. Então quem construiu lá previu que haveria um problema de drenagem sério”, pontuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Superintendente da SDU Sul, Paulo LopesSuperintendente da SDU Sul, Paulo Lopes

A galeria

Indagado sobre a responsabilidade que recai sobre a administração municipal, que deve atender às demandas dos moradores, o superintendente afirmou que a Prefeitura de Teresina não tem sido omissa e está atendendo as principais solicitações da região.

“Nós não estamos sendo omissos, não estamos nos escondendo do problema. Fizemos um projeto para a construção da galeria, que custou aproximadamente R$ 3 milhões. O prefeito disse que não tínhamos condições de construir essa galeria, que nessa primeira etapa está orçada em R$ 70 milhões, então buscamos recursos no Ministério das Cidades e conseguimos a liberação desse valor para que pudéssemos licitá-la. A licitação está marcada para acontecer no dia 22 de janeiro de 2019, é a data da abertura das propostas. Então a comissão vai ter que se debruçar sobre o processo licitatório e a partir de então é que podemos fazer a contratação”.

Início das obras

“Como nós temos o período de chuvas, estamos marcando o início dessas obras para maio, após o período chuvoso. Então quando as chuvas aliviarem nós estaremos dando início à construção dessa galeria e, definitivamente, vamos resolver esse problema em todos esses residenciais”, finalizou.

O que mudou?

Depois de sair da sede da SDU Sul, a nossa equipe de reportagem seguiu novamente nos pontos em que o superintendente afirmou que a prefeitura estava dando uma resposta às demandas mais urgentes de alguns moradores. Na quadra C, por exemplo, onde seu Araújo estava juntando pedras para conseguir tirar o carro da garagem, já é possível ter acesso ao imóvel, no entanto, bem na esquina da casa o restante da rua continua intrafegável.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Seu Araújo já pode entrar em casa, pelo menos até as próximas chuvasSeu Araújo já pode entrar em casa, pelo menos até as próximas chuvas

No Loteamento Polo Sul, a Ana Rodrigues ainda não retornou para casa. De lá para cá pouca coisa mudou: o mato cresceu, o esgoto invadiu o que sobrou da via e a SDU se comprometeu em fazer uma limpeza da rua de forma emergencial em janeiro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Quadra K virou um verdadeiro matagalRua um verdadeiro matagal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher desaparece após ser levada por correnteza no Torquato Neto

Firmino Filho culpa Caixa Econômica por alagamentos no Torquato Neto

Caixa diz que Prefeitura de Teresina liberou construção do Torquato Neto

Filha chora à espera da mãe arrastada por correnteza no Torquato Neto

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.