Fechar
GP1

Brasileira - Piauí

Carmen Gean é eleita prefeita de Brasileira com 51,84% dos votos

A eleição suplementar aconteceu, neste domingo (04), depois que a prefeita Paula Araújo e o vice Amarildo tiveram os mandatos cassados pela Justiça.

Com 100% das urnas apuradas, Carmen Gean (Progressistas) foi eleita prefeita de Brasileira com 51,84% dos votos. Alan Juciê (PSD) teve 48,16%. A eleição suplementar aconteceu, neste domingo (04), depois que a prefeita Paula Araújo e o vice Amarildo tiveram os mandatos cassados pela Justiça.

Alan Juciê estava interinamente no comando da prefeitura da cidade por ser vereador e presidente da Câmara Municipal. A ex-prefeita cassada e Alan fazem parte do mesmo partido.

  • Foto: DivulgaçãoCarmen Gean e sua vice, PatríciaCarmen Gean e sua vice, Patrícia

Um total de 6.693 eleitores estavam aptos a votar, mas 1.055 faltaram às urnas. Foram disponibilizadas 29 urnas eletrônicas.

A candidata eleita e sua vice, Patrícia Pimentel devem ser diplomas até 23 de agosto. A definição da data da posse é ato administrativo de competência da Câmara Municipal, estando o presidente da mesma em exercício da função de Prefeito desde a cassação, até a data da posse, segundo o art. 24 da Resolução nº 375 de 11 de junho de 2019 que dispõe sobre a realização da Eleição Suplementar.

Mandato cassado

A juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, da 11ª Zona Eleitoral, situada em Piripiri, cassou o mandato da prefeita Paula Miranda Araújo e do vice-prefeito Amarildo de Sousa Melo pela segunda vez no dia 13 de abril do ano passado.

A sentença atendeu a um pedido feito da coligação adversária “Brasileira é de Todos” e Carmem Gean Veras de Meneses, que na época era do PCdoB e candidata a prefeita em 2016. Segundo a denúncia, os eleitos cometeram abuso de poder político em decorrência da realização de contratos temporários para admissão de servidores. De acordo com a magistrada, ficou comprovado durante o processo o crime praticado no último pleito.

A primeira cassação foi determinada em outubro de 2017, por abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova eleição para Prefeitura de Brasileira acontece em agosto

TRE mantém a cassação do mandato da prefeita Paula Araújo

Justiça cassa mandatos da prefeita de Brasileira Paula Araújo e vice

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.