Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias: "a Justiça decidiu pela vida em Parnaíba"

"A democracia permite que as instituições funcionem. Por isto meu repúdio aos atos antidemocracia. E a justiça decidiu pela vida [em Parnaíba]", disse o governador.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), concedeu entrevista ao GP1, na noite desse domingo (19), e se pronunciou sobre a decisão da Justiça que determinou a continuidade da suspensão das atividades comerciais na cidade de Parnaíba. Para ele, "a Justiça decidiu pela vida".

"A Justiça decidiu pela vida em Parnaíba. O tempo dirá sobre este momento e quão pequenos são os que colocam o dinheiro acima do valor da vida”, declarou Wellington.

O governador ainda criticou as manifestações realizadas no Piauí, bem como em todo o País, pedindo entre outras coisas, a reabertura do comércio, que está fechado em cumprimento ao isolamento social devido a covid-19. "Meu repúdio aos atos antidemocráticos [ocorridos no País e no Piauí pela reabertura do comércio]", disse o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Manifestação no Piauí

Seguindo o exemplo do restante do País, Teresina também realizou uma carreata com aproximadamente dois mil nesse domingo (19). O manifesto foi contra a suspensão das atividades econômicas no Piauí, instaurada por meio de decreto por conta da pandemia de coronavírus (covid-19). Ainda ontem, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou favorável as ações de protesto. Ele voltou a defender o retorno das atividades comerciais com a manutenção em isolamento social apenas das pessoas que estão no grupo de risco, seja pela idade ou por ter alguma comorbidade.

Situação em Parnaíba

O decreto assinado por Mão Santa, publicado no dia 26 de março, permitia a manutenção das atividades econômicas no município, no entanto, a determinação da Prefeitura foi suspensa dois dias depois pela Justiça, por meio de uma liminar da juíza Anna Victória Muylaert, com duração de 15 dias.

Passado esse prazo, o documento assinado pelo prefeito tornou a valer na última segunda-feira (13), assim, foi determinado o retorno gradual do comércio. Contudo, na última quarta (15) a mesma juíza reavaliou o processo e suspendeu novamente o decreto municipal, proibindo o retorno das atividades econômicas. Com isso está valendo o decreto do governador Wellington Dias que proibida atividades comerciais, exceto as consideradas essenciais, até o dia 30 de abril. As medidas foram adotadas para evitar a proliferação da covid-19 no Estado.

Decreto

As atividades comerciais do Estado estão suspensas desde março, quando foi confirmado o avanço da covid-19 no Brasil, bem como no Piauí. O decreto de isolamento social encerra no dia 30 de abril, data em que Wellington prometeu reunir o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, para reavaliar a situação do Estado frente a doença.

Demissões em massa

O empresariado do Piauí tem pedido o retorno responsável das atividades comerciais. Eles alertam para um colapso financeiro, com demissões em massa, caso o poder público não adote o isolamento vertical, que coloca em quarentena apenas as pessoas que integram o grupo de risco, seja pela idade ou por algum tipo de comorbidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carreata reúne dois mil carros contra o fechamento do comércio em Teresina

Juiz proíbe carreata a favor da reabertura do comércio em Parnaíba

Juíza suspende decreto de Mão Santa e proíbe retorno do comércio em Parnaíba

Covid-19: Decreto de Wellington autoriza uso de propriedade privada

Justiça libera entrega de 80 respiradores para o Piauí, diz Wellington

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.