Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Samu fará triagem de pacientes transferidos de Manaus para Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibilizou oito ambulâncias do Samu para o deslocamento dos pacientes do aeroporto até o Hospital Universitário (HU).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na tarde desta quinta-feira (14), que a triagem dos 30 pacientes diagnosticados com covid-19 que estão sendo transferidos de Manaus para o Hospital Universitário (HU) em Teresina, será feita por pelos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o avião pousar no Aeroporto Petrônio Portella, por volta das 18h de hoje.

Em entrevista ao GP1, a médica do Samu, Ana Tecla Andrade Correia Lima, ressaltou que a triagem é realizada para saber em que tipo de ambulância cada paciente deve ser colocado.

Foto: Lucas Dias/GP1Médica Ana Tecla
Médica Ana Tecla

“São 3 ambulâncias básicas, 1 intermediária e 2 avançadas do Samu, 1 básica e uma 1 avançada da Sesapi e uma van do HU. Para saber qual cada paciente deve usar, os dois médicos de suporte avançado irão fazer a triagem deles pelo Método Start”, informou a médica.

Ela ainda detalhou como será o procedimento dentro do Avião da Força Aérea Brasileira (FAB), quando aterrissar em solo teresinense. “Os médicos vão adentrar rapidamente no avião, fazer o levantamento sobre o estado de saúde dos pacientes e fazer o escoamento rápido deles para as ambulâncias. Os mais graves sairão primeiro”, detalhou Ana Tecla.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.