GP1

Teresina - Piauí

Polícia deflagra operação para fiscalizar cumprimento de decreto no Piauí

O governador Wellington Dias assinou decreto restringindo o funcionamento do comércio, bares shoppings e restaurantes até 21 de fevereiro, devido à pandemia da covid-19.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 8 Comandante Lindomar Castilho Comandante Lindomar Castilho
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 8 Policiais dando apoio a blitz Policiais dando apoio a blitz
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 8 Blitz educativa Blitz educativa
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 8 Coronel Rubens Pereira Coronel Rubens Pereira
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 8 Blitz educativa na Dom Severino Blitz educativa na Dom Severino
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 8 Barreira sanitária Barreira sanitária
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 8 Blitz na zona leste  de Teresina Blitz na zona leste de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 8 Blitz educativa em Teresina Blitz educativa em Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou uma blitz na noite desta sexta-feira (29) na zona leste de Teresina, a fim de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual que restringiu o horário de funcionamento do comércio, de bares e restaurantes, em virtude da pandemia da covid-19. A ação faz parte de uma operação que será deflagrada em todo o estado.

A blitz ocorreu na Avenida Dom Severino, já próximo à Avenida Homero Castelo Branco, região onde funcionam muitos restaurantes e bares e por onde passam muitos veículos. A Vigilância Sanitária e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) também participaram da ação.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, se fez presente na operação e ressaltou a importância de se fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Governo do Estado.

“Estamos aqui com essa blitz de forma integrada, vários órgãos de estado, aqui está presente a Polícia Militar, Secretaria de Segurança, Sesapi, Vigilância Sanitária, Detran, todos presentes para conscientizar as pessoas da necessidade do momento, que possam colaborar em obediência ao decreto estadual, no cumprimento das regras sanitárias que estão sendo impostas. Pelo momento em que vive o estado é necessária essa abordagem, essa conscientização”, afirmou o coronel ao GP1.

Ainda de acordo com o comandante, nos próximos dias as ações serão intensificadas em todo o estado do Piauí. “Vamos aperfeiçoando ao longo dos dias, vamos atuar sempre para termos a garantia que o estado permaneça sobre controle, não deixando alastrar esse vírus, e para isso é preciso que a gente se envolva, fiscalizando, abordando, é o nosso papel, que começamos hoje e vamos largar só quando terminar a missão”, finalizou.

Decreto estadual

O governador Wellington Dias (PT) assinou no dia 26 de janeiro o novo decreto que restringe os horários de funcionamento do comércio durante o período de Carnaval no Piauí. A medida vigora até o dia 21 de fevereiro e atinge também os shoppings, restaurantes, bares e proíbe a realização de qualquer festividade carnavalesca.

Comércio e shoppings

Com o novo decreto, até o dia 21 de fevereiro o comércio em geral só poderá funcionar até as 17h e os shopping centers do meio-dia às 21h.

Bares e restaurantes

Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, ficando proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. O comércio em geral só poderá funcionar até as 17h e os shopping centers do meio-dia às 21h.

Atividades esportivas e casas de shows

Ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Consumo de bebidas alcoólicas

O decreto estadual também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.