Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa ratifica protocolo de intenções para compra de vacina

De acordo com o dispositivo legal, após ratificação do protocolo de intenções ele será convertido em contrato de Consórcio Público.

O prefeito Dr. Pessoa sancionou Lei nº 5.568, de 17 de março, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com devida adesão pelo Município de Teresina, cuja finalidade é adquirir vacinas para o combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), além de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

De acordo com o dispositivo legal, após ratificação do protocolo de intenções ele será convertido em contrato de Consórcio Público, que terá a personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa
Dr. Pessoa

Ainda segundo a lei, fica autorizada a abertura de dotação orçamentária própria, para fins de cumprimento do art. 8º, da Lei Federal nº 11.107/2005, que diz que os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio, podendo ser suplementadas em caso de necessidade.

STF

A articulação dos prefeitos ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou estados e municípios a importarem o imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação por parte do Governo Federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.

A autorização do STF também vale para casos onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de vacinas aprovadas por agências reguladoras de outros países.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.