Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Entenda como será a aplicação da vacina da Pfizer em Teresina

A FMS ainda vai tratar com a Sesapi e o Ministério Público sobre a aplicação do imunizante.

Devido a novas doses da Pfizer que Teresina deve receber nos próximos dias, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está elaborando uma logística diferenciada para a aplicação do imunizante contra a covid-19, pois desta vez, o sistema de drive-thru não será adotado por conta das condições de temperatura que a vacina deve estar acondicionada. O órgão, nesta sexta-feira (30), ainda vai ter uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) e com o Ministério Público para debater a logística e público que será imunizado.

Em entrevista ao GP1, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informou que os pacientes que receberem a dose da Pfizer deverão ficar na unidade hospitalar durante 15 minutos para que caso ocorra reações alérgicas a pessoa já possa ser atendida de imediato.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“O drive-thru não pode. Os hospitais precisam ter um ambiente que não dê para se ter aglomerações e isso somente pode ser possível em hospitais com auditórios, porque assim nós vamos administrar a vacina e depois quem recebeu a vacina deve ficar 15 minutos no auditório. Essa medida ocorre para caso ocorra anafilaxia [alergia]. Vamos ter que fazer uma aplicação rápida da vacina porque a temperatura que o Ministério da Saúde quer é quase impossível. A Pfizer exige uma agulha específica e por isso não sabemos ainda quando iremos começar a aplicar. Nós ainda vamos ter uma reunião para definir isso, com a Sesapi e Ministério Público”, informou.

O Ministério da Saúde recomendou que a princípio as doses da vacina fossem aplicadas somente nas capitais brasileiras, devido as condições de armazenamento da vacina, que deve ser conservada em caixas de temperaturas entre – 25° C e – 15° C.

Ao todo, chegam ao Brasil 1 milhão de doses, que serão distribuídas de forma igualitária para as 27 capitais brasileiras. Estas primeiras doses fazem parte das vacinas que foram compradas pelo Governo Federal, num acordo que contabiliza 100 milhões de doses, que devem ser entregues ainda esse ano.

A distribuição nas capitais deve acontecer durante a sexta e o sábado (30 e 1°). Devido as condições de temperatura, as doses devem ser aplicadas em um prazo de até cinco dias. Eles chegarão ao país armazenadas em uma caixa com 70 graus negativos, e aos chegarem aos postos de saúde, serão conservadas entre 2 e 8 graus.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.