Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Três idosos da Casa Frederico Ozanam são internados com covid-19

Ao todo, são 18 pessoas infectadas, que apresentam sintomas leves, sendo 11 funcionários e sete idosos.

Na quarta-feira (26), a Fundação Municipal de Saúde informou, através de nota, que um grupo composto por idosos e funcionários da casa Frederico Ozanam, abrigo localizado na zona norte de Teresina foram reeinfectados por coronavírus. Dos infectados, três foram internados. Entre janeiro e fevereiro deste ano, todo o corpo de funcionários, bem como o conjunto de idosos abrigados receberam a 1ª e 2ª doses da vacina CoronaVac. Por se tratarem de pessoas na terceira idade, estão dentro do grupo prioritário.

O GP1 entrou em contato com a direção do abrigo e, de acordo com a responsável, Socorro Ribeiro, sete funcionários e 11 idosos apresentaram sintomas na última sexta-feira (21) após a vacinação contra H1N1 ocorrida no dia 14 de maio, realizada pela FMS no abrigo.

Foto: Alef Leão/GP1Vacinação contra covid-19 em Teresina
Vacinação contra covid-19 em Teresina

“Eles começaram a sentir sintomas de gripe após a vacinação, foi quando entramos em contato com a Fundação Municipal de Saúde e eles vieram até aqui para fazer os testes. 10 idosos e 4 funcionários testaram positivo para covid-19”, disse a diretora.

Ainda conforme Socorro Ribeiro, foi necessário que os testes fossem refeitos e, daí o número subiu, mais três funcionários testaram positivo. Hoje são sete funcionários infectados.

A casa Frederico Ozanam tem hoje um total de 76 pessoas entre abrigados e funcionários. O abrigo divulgou uma nota de esclarecimento informando que todos os infectados apresentam sintomas leves da covid-19.

Confira a nota na íntegra abaixo ou clique aqui

NOTA OFICIAL Nº 001/2021

Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo,

Prezados confrades e consócias, parentes e amigos da Casa Frederico Ozanam, por meio desta viemos manter todos os interessados à par do que vem ocorrendo com os nossos 43 idosos e 33 funcionários.

Cabe esclarebe inicialmente que em 19 de janeiro de 2021, todos os idosos, funcionários e diretoria foram vacinados com a 1ª dose da CoronaVac. Em 02 de fevereiro de 2021 foi aplicada a 2ª dose. Mesmo com a vacinação, a rotina do abrigo não se alterou: visitas continuaram suspensas, e os cuidados de higiene sempre elevados.

Recentemente, em 14 de maio de 2021, os idosos foram vacinados contra a gripe H1N1. Após alguns dias, alguns idosos apresentaram sintomas de gripe – o que é uma reação comum a esta vacina. Ocorre que uma idosa apresentou sintomas mais persistentes e foi submetida à testagem para detectar o SARS-CoV-2 e o resultado, infelizmente foi positivo. Com isso, buscouse rastrear e mais 11 idosos foram positivados e 07 funcionários.

O Ministério Público do Piauí, na pessoa da incansável Dra. Marlucia, vem acompanhando de perto as ILPI’s do município e pressionando os órgãos públicos para que seja oferecida toda a assistência necessária por parte dos entes públicos. Nesse sentido é que a Fundação Municipal de Saúde tem se tornado mais presente no interior do nosso abrigo e integrando a tomada de decisões sobre as providências a serem tomadas.

Enquanto isso, todos os infectados apresentam sintomas leves, tivemos 03 internações de idosos por excesso de zelo para acompanhamento mais preciso. Demais medidas serão tomadas para fortalecer o já reforçado esquema de higiene que vinha sendo adotado.

Gostaríamos de reiterar nosso compromisso de bem servir à sociedade e aos idosos – nossos mestres e senhores – sempre com total dedicação apesar dos inúmeros obstáculos que a situação atual tem nos colocado. Agradecemos por todo apoio até então recebidos e continuamos a contar com a generosidade e a oração de todos.

Colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos, pautados na verdade e seriedade, bem como no compromisso com toda a sociedade que sempre está do nosso lado nos ajudando.

Teresina (PI), 26 de maio de 2021 Diretoria da Casa Frederico Ozanam

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.