Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prática ancestral, Capoeira reúne adeptos e mantêm o jogo aceso

O Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto e reúne praticantes da luta.

Jogo-luta com origem dos povos Bantu que chegaram a este território no período da colonização, a Capoeira tem adeptos espalhados pelo Brasil e o mundo, com número que já alcançam 7 milhões de praticante no Brasil e 10 milhões no mundo, de acordo com o Capoeiranews.

Instituída enquanto Lei no estado de São Paulo em 3 de agosto de 1985, se comemora o Dia do Capoeirista. Prática que chegou a ser proibida em 1890, período do pós-abolição com a Lei dos Vadios e Capoeiras, teve sua retirada da lista de crimes somente em 1930, no governo de Getúlio Vargas.

Foto: Reprodução/WhatsappRoda de Capoeira
Roda de Capoeira

Praticada no Piauí desde 1970, com precursores como Mestre Caramuru, a capoeira tem mantido professores e Mestres que dão continuidade à prática. Aluno desde 1998, Nelson Lima, apelidado nas rodas como Chucky deu seu primeiros passos no grupo Arte Brasil.

“Em 2000 entrei para a escola Abadá Capoeira, até em 2008 iniciar os treinos com o Professor Atum, até que em 2012 fui para a escola Capoeira Contemporânea com o mestre John Grandão, onde me tornei professor em 2019”, contou Chucky em entrevista ao GP1.

Ministrando aulas e reunindo alunos desde 2013 na Unidade Escolar Fontes Ibiapina, localizada no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, o professor tem dado aulas online desde o início da pandemia do coronavírus. Em 2020, Chucky iniciou seu treinamentos na Comunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira, junto ao Mestre Peixe Cru.

Foto: Reprodução/WhatsappComunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira
Comunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira

Maurício Primo conta que pratica capoeira desde que se entende enquanto pessoa. Para ele “no sábado eu nasci, no domingo eu caminhei, quando foi segunda-feira capoeira eu joguei”, neto de capoeiristas, Cambalhota sempre esteve envolvido no jogo-luta junto com a família.

“O grande momento na minha vida na capoeira foi quando eu conheci o Abadá Capoeira e o Mestre Camisa, que tive a oportunidade de conhecer em 1996 junto com o Mestre Bobby, foi quando eu fui ter noção do tamanho do universo que a capoeira está inserida”, relata Cambalhota.

Foto: Divulgação/AscomRoda de capoeira
Roda de capoeira

Para ele, a capoeira apesar de não ter recebido um amplo reconhecimento, conseguiu, por usa própria organização, se tornar patrimônio. Em 2008, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconheceu a prática enquanto Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“Assim, a capoeira vem resgatando valores humanos e éticos, baseados no respeito, liberdade e socialização através de seus projetos sociais, onde acolhemos crianças. No dia do Capoeirista, festejamos a data em uma praça, aqui em Teresina”, relata Cambalhota.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Grupos de capoeira participam do desfile cívico
Grupos de capoeira participam do desfile cívico

Enquanto manifestação cultural brasileira, a Capoeira envolve valores educativos e senso de comunidade. Após adentrar escolas, a prática tem em seu mais velhos, os Mestres, fontes de história oral e aprendizado cultural imensurável.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.