Fechar
GP1

Guadalupe - Piauí

Tribunal de Justiça afasta juiz Marcus Antônio Sousa do cargo

Afastamento foi decidido por maioria de votos pelo Pleno do Tribunal em sessão ordinária administrativa.

O Tribunal de Justiça do Piauí aplicou pena de disponibilidade ao magistrado Marcus Antônio Sousa e Silva, titular da Vara Única da Comarca de Guadalupe, com o afastamento das suas atividades judicantes.

O afastamento foi decidido por maioria de votos pelo Pleno do Tribunal em sessão ordinária administrativa realizada no dia 02 de agosto deste ano.

A pena de disponibilidade será aplicada com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, de acordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional e Resolução n°135, do Conselho Nacional de Justiça.

O juiz é acusado de faltas funcionais graves, entre as quais morosidade na análise de processos.

O ato assinado pelo presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira foi publicado na edição da última segunda-feira (30), do Diário da Justiça.

Outro lado

A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) encaminhou uma nota ao GP1 informando que está acompanhando o caso do juiz Marcus Antônio Sousa e que o magistrado vai recorrer da decisão junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Confira a nota na íntegra

A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) informa que, juntamente com sua assessoria jurídica, está acompanhando o caso citado para que seja garantido ao Magistrado todos os seus diretos fundamentais, como o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.

Informa ainda que o Magistrado respeita a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, mas não concorda com a mesma, já que violou o princípio constitucional da proporcionalidade. Por fim, informa que, como a decisão do TJPI é passível de reversão, o Magistrado irá pleitear, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a sua imediata reintegração ao cargo de Juiz titular da Vara Única da Comarca de Guadalupe.

Juiz Leonardo Brasileiro
Presidente da AMAPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.