Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Prefeito Antônio Reis garante dispensação de medicamentos

A Central de Atenção Farmacêutica é responsável por distribuir os medicamentos para as farmácias das UBS.

No último dia 07, o prefeito Antônio Reis, na companhia da secretária de Saúde, Caroline Reis, visitou a Central de Atenção Farmacêutica (CAF) de Floriano. Segundo dados da CAF, foi observado um crescimento significativo na dispensação de medicamentos em Floriano. Apenas no segundo semestre foram atendidas mais de 24 mil receitas. "Nossa orientação é que não faltem medicamentos, especialmente àqueles que mais necessitam. Ótima notícia saber que a nossa Saúde está atendendo bem a quem precisa. A saúde é um direito de todos e dever do Estado", disse o gestor.

A Central de Atenção Farmacêutica é responsável por distribuir os medicamentos para as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural e da sede, além do CAPS e da demanda da população que necessita de diversos tipos de medicamentos.

Foto: Divulgação/ AscomAntônio Reis visitou a Central de Atenção Farmacêutica (CAF) de Floriano
Antônio Reis visitou a Central de Atenção Farmacêutica (CAF) de Floriano

Em números, os locais abastecidos pelo CAF são:

- 24 unidades de saúde (sendo 26 equipes);

- 2 CAPS (II e AD III);

- CTA;

- SAMU.

Medicações como captopril, sinvastatina, metformina, furosemida, glibenclamida, recomendados para tratar doenças cardiovasculares diversas, diabetes, colesterol, dentre outras, foram enviadas às unidades de saúde, sendo que os CAPS II e AD III também recebem medicamentos psicotrópicos. “A CAF tem como principal objetivo garantir o acesso a medicamentos e insumos para o controle de doenças, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza”, explica Cristiany Cabedo, diretora da CAF.

O financiamento desse programa é destinado a aquisição de medicamentos e insumos relacionados em programas estratégicos de saúde do SUS. As medicações dispensadas estão em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do SUS, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.