Fechar
GP1

Teresina - Piauí

CRM constata irregularidades e interdita Hospital do Buenos Aires de Teresina

A Interdição Ética Parcial foi decidida ainda na noite dessa quarta (30) pela diretoria do CRM-PI.

Alef Leão/GP1 1 / 17 CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 2 / 17 Hospital Geral do Buenos Aires Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 3 / 17 Conselho Regional de Medicina do Piauí interdita Hospital Geral do Buenos Aires Conselho Regional de Medicina do Piauí interdita Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 4 / 17 CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires após verificar irregularidades CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires após verificar irregularidades
Lucas Dias/GP1 5 / 17 CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 6 / 17 Hospital Geral do Buenos Aires é interditado Hospital Geral do Buenos Aires é interditado
Lucas Dias/GP1 7 / 17 Hospital Geral do Buenos Aires Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 8 / 17 CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires CRM-PI interdita Hospital Geral do Buenos Aires
Lucas Dias/GP1 9 / 17 Conselho Regional de Medicina do Piauí, CRM-PI Conselho Regional de Medicina do Piauí, CRM-PI
Lucas Dias/GP1 10 / 17 CRM CRM
Lucas Dias/GP1 11 / 17 Hospital Geral do Buenos Aires é interditado pelo CRM-PI Hospital Geral do Buenos Aires é interditado pelo CRM-PI
Lucas Dias/GP1 12 / 17 Gilberto Albuquerque Gilberto Albuquerque
Lucas Dias/GP1 13 / 17 Dagoberto Silveira, presidente do CRM Dagoberto Silveira, presidente do CRM
Lucas Dias/GP1 14 / 17 Promotor Eny Pontes Promotor Eny Pontes
Lucas Dias/GP1 15 / 17 Mirian Parente, vice-presidente do CRM-PI Mirian Parente, vice-presidente do CRM-PI
Lucas Dias/GP1 16 / 17 Membros do CRM-PI Membros do CRM-PI
Lucas Dias/GP1 17 / 17 Promotor de Justiça Eny Pontes Promotor de Justiça Eny Pontes

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) interditou, na manhã desta quinta-feira (01), o Hospital Geral do Buenos Aires, na zona norte de Teresina. A Interdição Ética Parcial foi decidida ainda na noite dessa quarta (30) após a constatação de diversas irregularidades.

O presidente do CRM-PI, Dagoberto Silveira, esteve no hospital e explicou algumas das irregularidades que foram constatadas no hospital durante as fiscalizações. "Nós tivemos casos de crianças que foram atendidas por telefone, quando uma neonatologista estava informando a uma atendente de enfermagem como proceder. Além disso, nós temos problemas de insumos como a falta de medicamentos. Em março nós constatamos problemas nos equipamentos de fototerapia, mas não resolveram e isso vem protelando, gente vinha fazendo as vistorias, mandando relatórios e não tivemos resposta. Então, nós tivemos que tomar a decisão de interdição”, explicou.

Morte por falta de médico

O presidente disse ainda que foi constatada pelo menos uma morte por falta de médicos e defendeu que a culpa desses problemas é da gestão pública. “Segundo as informações dos próprios médicos houve pelo menos uma morte por falta de médico. E o que acontece muito também é que sempre se pensa que o médico é o culpado e não é. Os culpados são os gestores que não tomam providências”, enfatizou Dagoberto Silveira.

Pacientes internados

A vice-presidente do CRM-PI, Mírian Parente, explicou que os pacientes que já estão internados não serão prejudicados com a interdição do hospital. "A interdição do Conselho vai ser das portas, ou seja, o paciente não vai ser atendido caso ele chegue ao Hospital Buenos Aires ou à Maternidade, nem por entrada nem por regulação. No entanto, os pacientes já internados vão continuar seu atendimento normal até seja resolvida essa situação. A gente espera que a prefeitura resolva isso o mais rápido possível, depende dos gestores”, afirmou.

FMS

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, acompanhou a interdição do hospital e afirmou que algumas demandas apontadas pelo CRM já estão sendo resolvidas.

“Nós estivemos discutindo com o CRM, o Ministério Público, levantando as solicitações, muitas delas já foram dadas andamento, outras com certeza serão aceleradas daqui para frente e nós seguiremos aqui fazendo tudo o que for possível”, declarou Gilberto Albuquerque.

“Nós temos vários itens aqui apontados. O primeiro item, que foi a principal queixa do CRM, a ausência dos dois diretores geral e administrativo, o prefeito já nos assegurou que vai tomar providências muito em breve”, completou o presidente da FMS.

Ministério Público

O promotor de Justiça e chefe de gabinete do Ministério Público do Estado, Eny Marcos Vieira Pontes, enfatizou que os problemas nos hospitais públicos de Teresina são constantes. “Isso não é novidade na saúde pública da Capital. Há dois anos assistimos às dificuldades para os profissionais da saúde trabalharem, com a falta de insumos, com escalas incompletas e com episódios de falecimento”, falou.

O promotor afirmou ainda que para tomar medidas judiciais é preciso apurar as responsabilidades. "Agora para responsabilizar nós temos tem que apurar. Essa notícia do falecimento de um bebê que foi atendido por telemedicina é insustentável. Uma maternidade tem que ter na sua escala, diariamente, neonatologista para atender pessoalmente esses bebês. Não se resolve medicina dessa forma. Não se resolve saúde pública dessa forma", enfatizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.