Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governo do Piauí lança carteira de identidade digital hoje no Karnak

Segundo o Governo do Estado, a adoção do documento visa principalmente a prevenção contra fraudes.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Secretaria da Segurança Pública (SSP), lança nesta terça-feira (15) o novo sistema de identificação, a carteira de identidade 100% digital. O lançamento acontece às 15h30, no Palácio de Karnak.

De acordo com as informações repassadas pelo Governo do Piauí, a medida está em conformidade com o decreto federal no 10.900/2021 que visa à unificação de todos os documentos, pois com isso, será possível coibir fraudes já que, atualmente, a emissão do RG é de responsabilidade das unidades federativas, possibilitando assim ao cidadão emitir o documento em mais de um estado. Além da unificação, no momento do cadastramento, será requerido mais medidas de segurança, como a biometria, reconhecimento facial e assinatura.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíCarteira de identidade 100% digital é lançada hoje no Karnak
Carteira de identidade 100% digital é lançada hoje no Karnak

Segundo o diretor do Instituto de Identificação João de Deus Martins, Juarez Gonçalves de Carvalho, a biometria da identidade digital será utilizada pelo Detran e pela Secretaria de Justiça. "Com esse sistema estaremos trabalhando na prevenção de fraudes, evitando assim a multiplicidade de nomes de uma mesma pessoa na nossa base de dados. Esse sistema de identificação biométrica terá também uso integrado pelo Detran e pela Sejus, evitando falsidades ideológicas na emissão de CNH, e no sistema prisional”, explica o diretor.

Para o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, a inovação permitirá uma celeridade na emissão dos documentos de identificação e, principalmente, oferecerá uma maior segurança para a população. “É algo inovador e importantíssimo para toda a população e também para dar segurança, essa garantia que nós queremos ao sistema de expedição de identidade para o Piauí, acompanhando o que já acontece em outros estados do Brasil”, pontuou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.