Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Acusado de matar o ex-vereador Tote Aristides será julgado em setembro

Jailson de Sousa Xavier será julgado pelo Tribunal Popular do Júri e poderá pegar até 30 anos de cadeia.

A Justiça da Comarca de Batalha, designou, para o dia 20 de setembro deste ano, a partir das 08h30, a sessão de julgamento do acusado de assassinar o ex-vereador de Esperantina, Antônio Aristides de Carvalho, o conhecido “Tote Aristides”. Jailson de Sousa Xavier será julgado pelo Tribunal Popular do Júri e poderá pegar até 30 anos de cadeia.

O julgamento acontecerá na Comarca de Batalha em razão do desaforamento concedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí, que acolheu pedido da Defensoria Pública e determinou que o julgamento seja realizado na comarca mais próxima.

Foto: DivulgaçãoArilton Rosal Falcão Júnior e Tote Aristides
Arilton Rosal Falcão Júnior e Tote Aristides

O desaforamento consiste no deslocamento da competência de uma comarca para outra, para que seja realizado o julgamento pelo Tribunal do Júri, nas hipóteses previstas no caput do artigo 427, do Código de Processo Penal, que são: em caso de interesse da ordem pública ou havendo dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a segurança pessoal do acusado.

A Defensoria Pública argumentou que existe dúvida acerca da imparcialidade dos jurados, “haja vista ser a vítima bastante conhecida e querida pela população da cidade, além de figurar como autoridade pública – ex-vereador da cidade de Esperantina”. A morte de Tote Aristides, argumenta, causou comoção geral, tendo abalado a ordem pública por ocasião da instrução criminal.

Tote Aristides, de 64 anos, foi assassinado na noite do dia 28 de agosto de 2016, nas proximidades de sua residência, alvejado ao tentar impedir uma briga de casal, quando o marido tencionava executar a esposa, e o vereador ao se colocar a frente foi atingido. Mesmo baleado, o vereador dirigiu o seu veículo até a residência de um morador, quando gritou por socorro e ao ser atendido veio a óbito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.