Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Facções são responsáveis por explosão de homicídios em Teresina, diz secretário

"Estamos agindo, sem trégua, para controlar esses fatos", disse o secretário Rubens Pereira ao GP1.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, coronel Rubens Pereira, concedeu entrevista ao GP1 na noite deste domingo (14) e falou sobre a onda de homicídios registrada neste Dia dos Pais em Teresina, quando cinco pessoas foram assassinadas em menos de 10 horas na Capital. No interior também foi registrado um duplo homicídio, em Parnaíba.

Rubens Pereira afirmou que todos os casos estão sendo devidamente apurados e destacou que as forças de segurança estão agindo para conter a violência no Estado, através de operações e prisões, incluindo a de líderes de organizações criminosas. Questionado sobre a motivação das execuções em um curto período de tempo, o secretário afirmou que a principal hipótese é a disputa pelo tráfico de drogas entre facções.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Coronel Rubens Pereira, secretário de segurança pública do Piauí
Coronel Rubens Pereira, secretário de segurança pública do Piauí

“A primeira hipótese é de disputa entre facções. O DHPP está investigando para confirmar ou não. É preciso aguardar para chegar a uma conclusão mais precisa. Estamos agindo, sem trégua, para controlar esses fatos. Na quinta-feira foi realizada a prisão importante de um líder de facção em um sítio no município de Miguel Alves. Continuaremos com o enfrentamento qualificado através das unidades especializadas de investigação, com a intensificação do policiamento ostensivo nas áreas críticas. As ações de repressão e prevenção continuam”, declarou o secretário ao GP1.

Sequência de homicídios em Teresina

O Dia dos Pais começou violento em Teresina com o registro de cinco assassinatos em apenas 10 horas. De acordo com o levantamento feito pelo GP1, três pessoas foram mortas na zona leste e outras duas na zona norte, neste domingo (14).

Duplo homicídio

O primeiro crime foi um duplo homicídio na vila São Francisco, zona norte de Teresina. Tiago Talisson Sousa Silva, de 36 anos, e um outro homem ainda não identificado foram assassinados a tiros enquanto caminhavam em via pública por volta das 3h10.

“Por volta das 3h10, nas primeiras horas do domingo, esses dois homens saíam de um festejo que acontecia na região e foram alvejados. Um deles, o Tiago, tem passagem pelo sistema prisional e a outra vítima não foi reconhecida. Ambos foram a óbito no local após receberem disparos no peito esquerdo”, disse o subtenente Luis Celso do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

Homicídios na zona leste

O terceiro homicídio ocorreu pouco tempo depois, por volta das 3h50, no loteamento Sol Nascente, no bairro Santa Lia, zona leste de Teresina. Francisco Júnior, de aproximadamente 30 anos, foi assassinado com dois tiros nas costas. Não há informações sobre como foi a dinâmica do crime.

Já o quarto assassinato aconteceu por volta das 9 horas, quando o vendedor de celulares Marcelo Rodrigues, 30 anos, foi morto com pelo menos sete tiros, na rua Teresa Brito, Vila Meio Norte, também na zona leste. Marcelo estava bebendo em uma casa com um grupo de amigos quando três suspeitos pularam o muro da residência e invadiram o local. O quinto homicídio aconteceu em uma horta no bairro Parque Universitário, também na zona leste. O homem morto a tiros ainda não foi identificado.

Todas as mortes serão investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Duplo homicídio em Parnaíba

Dois homens identificados como Danilo Silva Costa e Adriano Sales Rocha morreram após serem alvejados com disparos de arma de fogo dentro de um bar na cidade de Parnaíba, na tarde deste domingo (14). Danilo foi a óbito ainda no local, enquanto Adriano chegou a ser socorrido, morrendo no hospital.

Prisão de líder de facção em Miguel Alves

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Piauí, deflagrou na última quinta-feira (11), a “Operação Deserto”, que culminou com a prisão de José Moura de Camelo Neto, apontado como o líder da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do PiauíJosé Moura de Camelo Neto
José Moura de Camelo Neto

Em entrevista ao GP1, delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, ressaltou a importância da prisão de José Moura de Camelo Neto para o combate as facções criminosas no Piauí. “Prisão muito importante realizada hoje pelo Greco e pela Polícia Militar através do Bope. Um indivíduo bastante conhecido no meio policial, há muitos anos ele comete crimes violentos, é integrante de facção criminosa. Possui um histórico criminal vasto no Piauí e no Maranhão. Ele hoje está na liderança da facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí e estava foragido já há algum tempo do sistema prisional do Maranhão. Ele foi encontrado com três armas de fogo, mostrando o grau de periculosidade que ele tem e a liderança com os demais faccionados. O caminho é isso, jogar duro contra essas facções prendendo os líderes e todos os que compõem esses grupos criminosos”, ressaltou Luccy Keiko.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.