Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Educação e judô são aliados na construção de crianças-cidadãs

Maria Isabela compõem o Projeto Superação na CMEI Helena Medeiros e nós conversamos com sua mãe.

Maria dos Reis conhece o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Helena Medeiros como a palma de sua mão. A escola de ensino infantil faz parte do Projeto Superação, que entregou 65 kimonos para crianças que compõem o Projeto Superação em parceria com a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEMEL.

O sorriso no rosto de Maria é daqueles de quem vê a escola desde que as instalações estavam na rua Martinelle Cavalca, no São Joaquim. Àquela época, seu filho mais velho, Jorge Henrique, era aluno, e hoje sua filha mais nova, Maria Isabela, segue os passos do irmão na escola e novos caminhos pelos tatames. Maria Isabela, aos seis anos, foi uma das 65 crianças a receber os kimonos na cerimônia desta tarde e a mãe, cheia de orgulho, conta como conheceu o projeto.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Maria dos Reis, parceira antiga da escola, colocou sua filha de seis anos no Projeto Superação
Maria dos Reis, parceira antiga da escola, colocou sua filha de seis anos no Projeto Superação

“Eu conheci no ano passado e falei para ela, perguntei e ela disse que não queria participar, por que ela ficou com medo de briga, de se machucar. Esse ano, conversando, ela disse ‘mãe eu vu participar, vou ver como é e se eu gostar eu continuo’ e foi muito bom para ela”, contou Maria dos Reis ao GP1 Esporte.

Com esporte e educação lado a lado na CMEI Helena Medeiros, Maria vê a disciplina imposta pela prática do judô como um alicerce fundamental no desenvolvimento de sua criança. Para ela, através do judô Maria Isabela teve um melhor desenvolvimento. “A aprendizagem dela era um pouco devagar e eu sentia que ela tinha dificuldade e eu já vejo seu avanço na leitura, na escrita. Hoje ela faz a tarefa praticamente sozinha”, enfatizou Maria.

Educação e respeito

A CMEI passou de um local pequeno para uma grande estrutura que tem à sua vista o Parque Lagoas do Norte e uma horta. Apesar das grandes que cercam o parque e a proximidade do 9º Batalhão de Polícia Militar, localizado ao lado da creche, Maria vê o esporte como uma ferramenta para afastar a violência. Renovação é a palavra utilizada por ela para descrever o sentimento de um local seguro.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Aluna do projeto com novo kimono
Aluna do projeto com novo kimono

“Essa construção foi uma renovação, uma oportunidade tanto para o bairro quanto para as crianças, para a gente poder ver melhor o que podemos mudar nos aspectos do bairro para nossas crianças. Nosso bairro tem violência, mas as crianças gostam da escola e o judô é um local de educação e respeito”, disse Maria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.