Fechar
GP1

Piauí

Governo do Estado vai lançar 'Projeto ODS Piauí' nesta terça-feira

Após a abertura do escritório do PNUD, ocorrerá a cerimônia de lançamento oficial do “Projeto ODS Piauí” no Palácio Karnak, sede do Governo do Estado.

O Governo do Estado do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançam, na próxima terça-feira (17), às 10h, o “Projeto ODS Piauí”, no Palácio de Karnak. A iniciativa tem como finalidade fortalecer o desenvolvimento humano sustentável no Piauí por meio da implementação da Agenda 2030. Objetiva ainda envolver os setores públicos, privado e a sociedade civil na promoção de diálogos, fortalecimento de políticas e alinhamento de estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.

O “Projeto ODS Piauí” irá fortalecer a adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano sustentável nos territórios. Dessa forma, serão fortalecidas iniciativas para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental, de forma integrada. Serra da Capivara, Cocais e Vale do Itaim serão os primeiros territórios diretamente impactados pelo Projeto. Com as experiências nessa regiões, serão replicadas no âmbito estadual as boas práticas para a implementação da Agenda 2030.

Por meio do “Projeto ODS Piauí”, as prioridades locais serão fortalecidas com a implementação dos ODS e os territórios terão maior diversidade econômica por meio do fortalecimento da gestão municipal para o desenvolvimento dos territórios.

O “Projeto ODS Piauí” tem o apoio da ContourGlobal e da Chesf, que desenvolveram em parceria o complexo eólico Chapada do Piauí e investirão em torno de R$ 2,5 milhões no projeto, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Previamente a cerimônia de lançamento do “Projeto ODS Piauí”, será inaugurado, às 8h, o Escritório de Projetos do PNUD no Estado, que ficará na Secretaria de Planejamneto (Seplan). O Escritório fornecerá apoio aos representantes locais de governos, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de ações e parcerias para a implementação de projetos que promovam o o alcance e cumprimento dos ODS. Na ocasião, será descerrada a placa de inauguração do escritório.

Após a abertura do escritório do PNUD, ocorrerá a cerimônia de lançamento oficial do “Projeto ODS Piauí” no Palácio Karnak, sede do Governo do Estado.

Agenda 2030 e ODS

A Agenda 2030 foi aprovada em 2015 pelo países-membros das ONU. A Agenda tem o plano de erradicar a pobreza, promover o cresicmento econômico e a sustentabilidade do planeta, de forma integrada, até 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte da Agenda 2030 e formam um plano de ação para que governos, setor privado, sociedade civil, academia e mídia trabalhem de forma conjunta para garantir a sustentabilidade do planeta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.