Fechar
GP1

Piauí

TCE-PI dá dez dias para governo pagar atrasados do Iaspi e Plamta

A decisão determina ainda que o secretário Antônio Luiz deve depositar em conta específica os valores recolhidos dos contracheques dos servidores públicos a título de contribuição do Iaspi.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) estipulou o prazo de dez dias para que o secretário estadual da Fazenda, Antônio Luiz Soares Santos, repasse ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) todos os valores em atraso referentes à contribuição mensal do Iaspi Saúde e do Plamta (Plano Médico de Assistência e Tratamento).

A decisão é desta quinta-feira (26) e atendeu ao pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leandro Maciel do Nascimento. Em caso de descumprimento, o secretário da Fazenda poderá ser responsabilizado pessoalmente.

O procurador-geral argumentou que os servidores públicos estaduais, que são segurados do Iaspi e beneficiários do Plamta, estão sem atendimento médico por conta do atraso no pagamento dos hospitais e clínicas credenciados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Antonio Luiz, secretário de FazendaAntonio Luiz, secretário de Fazenda

O órgão de contas decidiu ainda que, após a comprovação da transferência dos valores em atraso pela Secretaria da Fazenda, a diretoria-geral do Iaspi deve, também sob pena de responsabilidade pessoal, efetuar o pagamento dos serviços à rede credenciada de hospitais e clínicas médicas, que suspenderam o atendimento aos servidores públicos por conta do atraso nos repasses do Iaspi e Plamta.

Com a determinação, o TCE busca regularizar a prestação de serviços aos segurados e beneficiários do Iaspi e do Plamta nos hospitais e clínicas médicas. Os valores em atraso compreendem a contribuição dos servidores e a parcela referente à coparticipação do Estado no Iaspi e Plamta.

A decisão determina ainda que o secretário Antônio Luiz deve depositar em conta específica os valores recolhidos dos contracheques dos servidores públicos a título de contribuição do Iaspi.

A transferência deverá ocorrer a partir deste mês de julho, e na mesma data em que os valores forem descontados da folha de pagamento dos servidores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo do Piauí diz que IASPI efetivou pagamento do mês de abril

Promotor vai pedir sequestro de R$ 40 milhões do Governo do Piauí

Wellington Dias garante normalização de atendimento pelo Plamta e Iaspi

Hospitais podem parar de atender pelo Iaspi e Plamta no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.