Fechar
GP1

Piauí

Semar faz entrega de certificados de Cadastro Ambiental Rural

Pelo menos 700 famílias de agricultores serão beneficiados.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realiza nesta quinta-feira, a entrega do Certificado do Cadastro Ambiental Rural – CAR - para 700 famílias de agricultores do município de Monte Alegre do Piauí.

A solenidade acontecerá, às 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre, com o apoio de toda a diretoria sindical. Na ocasião, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, falará aos trabalhadores sobre a importância do cadastramento e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semar.

Durante os cursos de capacitação realizados pela Semar, técnicos e auditores fiscais explicam aos participantes, que o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele, também, tem como finalidade, integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Pela lei, o cadastro é pré-condição para o ingresso nos processos de regularização ambiental e dele dependerá, no futuro, o acesso ao crédito rural.

O CAR nos estados e municípios do Cerrado dá escala as ações que reduzem o desmatamento, a degradação florestal e, por consequência, as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, é importante enfatizar que a região Sul do Estado do Piauí tem se destacado como uma grande fronteira agrícola do País, atraindo imigrantes de estados como Rio Grande do Sul e Paraná devido aos preços atrativos e qualidades das terras piauienses para o cultivo de grãos, a exemplo da soja e do milho. “A Semar continuará com as ações de apoio aos trabalhadores rurais, com cursos de capacitação, bem como as atividades de educação ambiental junto aos municípios”, enfatiza Robério Barros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.