Fechar
GP1

Piauí

Faculdade é investigada no Piauí por ofertar curso sem credenciamento no MEC

O MPF converteu em inquérito civil o procedimento preparatório instaurado contra a instituição.

O Ministério Público Federal converteu em inquérito civil o procedimento preparatório instaurado com o fito de investigar a oferta de cursos pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (FECR) sem o devido reconhecimento pelo MEC e consequente expedição irregular de diplomas, bem como o registro dos referidos diplomas pela Universidade Tiradentes (UNIT).

A conversão foi efetivada através de portaria assinada pelo procurador da República Saulo Linhares da Rocha, datada de 15 de dezembro de 2021.

O procurador considerou a necessidade de aprofundamento das investigações e a proximidade do prazo de finalização do procedimento.

Segundo a portaria, compete ao MPF a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, caput, da Constituição Federal e art. 1º da Lei Complementar nº 75/93, Lei Orgânica do Ministério Público da União).

Faculdade foi condenada por danos morais coletivos

A Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR e sua mantenedora Congregação da Igreja de Cristo foram condenadas pelo juiz federal Raimundo Bezerra Mariano Neto, da Vara Única de Corrente, ao pagamento de dano moral coletivo, no valor de R$ 100 mil, por expedição irregular de diplomas de nível superior sem autorização do MEC. A sentença foi dada no dia 19 de outubro de 2020.

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal no município de Corrente em 2017, na qual foi pedida, liminarmente, a expedição de ordem de obrigação de não fazer, para que os réus não expedissem diplomas na região abrangida, bem como fosse decretada a indisponibilidade de todo e qualquer ativo dos requeridos, especialmente financeiro; bloqueio na Bacenjud e Renajud em valor mínimo de R$ 600 mil.

Outro lado

O GP1 não conseguiu localizar nenhum representante da faculdade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.