Fechar
GP1

Piauí

Candidato a conselheiro do TCE não deve ter vínculo político, diz Celso Barros

A vaga a ser preenchida em setembro é do conselheiro Luciano Nunes, que vai se aposentar aos 75 anos.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, defende que a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) seja ocupada por um profissional com capacidade técnica, sem vínculos políticos.

A vaga a ser preenchida em setembro é do conselheiro Luciano Nunes, que vai se aposentar após completar 75 anos. O edital ainda não foi lançado pela Assembleia Legislativa do Piauí, mas diversos deputados já demonstraram interesse pela vaga.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Celso Barros
Celso Barros

Celso Barros destaca que é importante que o escolhido não tenha vínculos políticos, tendo em vista sua atuação de julgar as contas de gestores da situação e oposição no Piauí. Para Barros, o próximo conselheiro deve ter “capacidade técnica para honrar as missões constitucionais”.

“O critério mais importante para a escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas é que não tenha ramificações políticas e que seja um técnico sem ligações político-partidárias, porque ele julgará contas de prefeitos, governador e presidentes das câmaras municipais. Por este motivo e, também, por ser mandato vitalício, impõe ao ocupante da vaga a total independência político-partidária, além da capacidade técnica para honrar as missões constitucionais que são dadas aos membros do TCE. Por isso, a Ordem entende que essa vaga não deva ser, necessariamente, preenchida por um Deputado Estadual”, explicou Celso Barros Neto.

Barros neto defende que o próximo conselheiro seja um advogado ou um contador. “A ALEPI escolhe o próximo representante, mas é necessário que seja dada a devida visibilidade e opção para que advogados ou profissionais de outras áreas técnicas possam fazer jus ao Conselho do Tribunal de Contas, independente de quem seja o pleiteante”, pontuou o presidente da OAB-PI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.