Fechar
GP1

Política

Themístocles explica processo de escolha do novo conselheiro do TCE

"Cumprindo todos os prazos fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse Themístocles.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), detalhou os trâmites que a Casa vai seguir logo após comunicado oficial da vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que será aberta com a aposentadoria de Luciano Nunes, que completará 75 anos no próximo mês.

Themístocles explicou que logo depois do anúncio da vacância a mesa diretora da Assembleia vai se reunir para definir os prazos, porém, o parlamentar adiantou que a definição do novo conselheiro deve ocorrer até o mês de setembro. O nome mais votado na Alepi é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT).

“Na hora que a Assembleia receber a comunicação oficial do Tribunal de Contas vamos marcar dia e hora para reunir a mesa diretora da Assembleia para decidirmos, de acordo com o regimento interno da Casa, os prazos, quando será decidido no plenário da Assembleia. No meu entender é lá para setembro. Cumprindo todos os prazos com tranquilidade fica para setembro [definição do novo conselheiro]”, disse o presidente da Alepi.

Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles Filho
Themistocles Filho

Quanto aos deputados que já externaram interesse pela vaga de conselheiro, Themístocles evitou se aprofundar e lembrou que qualquer cidadão que preencher os pré-requisitos exigidos pela lei pode se lançar à vaga. “Qualquer cidadão, preenchendo os requisitos pode ser candidato”, disse o deputado.

Postulantes ao cargo

Alguns deputados estaduais já tornaram público o interesse para concorrer à vaga na Corte de Contas. Estão na lista Wilson Brandão (Progressistas), Franzé Silva (PT), Flora Izabel (PT) e Zé Santana (MDB).

Apesar de ainda não ter vindo à público falar sobre a pauta, corre nos bastidores da Assembleia Legislativa que o deputado Flávio Júnior (PDT) também teria confirmado intenção de entrar nas discussões sobre o espaço no Tribunal de Contas do Estado.

Vacância

O conselheiro Luciano Nunes protocolou pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o dia 07 de julho, três dias antes de completar 75 anos, idade necessária para aposentadoria compulsória.

Com a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância à Alepi, resposável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro, e o nome mais votado na Casa é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.