Fechar
GP1

Piauí

MPF cobra explicações do Governo Federal sobre déficit de vacinas no Piauí

Ofício enviado ao Ministério da Saúde nessa quarta-feira (18) foi assinado pelo procurador Kelston Lages.

O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador regional dos Direitos do Cidadão no Piauí, Kelston Pinheiro Lages, encaminhou ofício nesta quarta-feira (18) ao Ministério da Saúde, pedindo esclarecimentos a respeito da logística utilizada no envio de vacinas contra covid-19 para o estado do Piauí e quais providências estão sendo adotadas para que o estado receba a quantidade proporcional à sua população, com a compensação de um possível déficit.

O ofício foi encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz. Em entrevista ao GP1, o procurador Kelston Lages explicou que aguarda as informações do Governo Federal para que a situação seja sanada o mais rápido possível.

Foto: Lucas Dias/GP1Kelston Pinheiro Lages
Kelston Pinheiro Lages

“Foi encaminhado [o ofício] na data de ontem, cobrando essas providências e esclarecimentos dessas distorções que estão havendo e quais providências estão sendo tomadas para sanar a situação. Oficiamos o secretário do estado e do município para também esclarecer essas fatos”, declarou.

Kelston Lages informou que o MPF também está oficiando o Ministério da Saúde em outros estados onde foi constatado déficit de vacinas. “O Ceará já está tomando as providências e em alguns estados do Nordeste. A gente precisa de uma posição oficial do Governo Federal, pela imprensa a gente tem acompanhado que eles estão reconhecendo essa falha com esses estados e corrigindo, mas a gente tem que formalizar tudo isso”, afirmou.

Déficit nos estados

Após levantamento, o MPF constatou que os 10 estados brasileiros que menos receberam imunizantes proporcionais à sua população foram das regiões Norte e Nordeste, segundo dados do Ministério da Saúde contabilizados até 29 de julho de 2021.

De acordo com o MPF, as informações indicam que os critérios adotados pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) para a distribuição das vacinas levaram os estados do Norte e do Nordeste a receberem menos imunizantes em relação ao tamanho de suas populações, o que os deixou para trás no percentual de pessoas vacinadas até o momento.

O órgão ministerial constatou que os 10 estados menos beneficiados na distribuição são Bahia (72,57%), Sergipe (72,53%), Pernambuco (72,40%), Alagoas (72,40%), Piauí (71,63%), Ceará (71,22%), Tocantins (68,85%), Rondônia (65,77%), Pará (65,19%) e Amapá (63,27%).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.