Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí lança campanha 'Março Mulher' no Palácio de Karnak

Campanha visa destacar a presença e a participação feminina na política e em outros espaços de poder.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), lançou, na manhã desta sexta-feira, 8 de março, a campanha “Março Mulher 2024”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na cerimônia, realizada no Palácio de Karnak, também foram lançados outros projetos voltados para o público feminino.

A campanha “Março Mulher” visa destacar a presença e a participação feminina na política e em outros espaços de poder, além de trabalhar o enfrentamento à violência doméstica. Outro objetivo é a formação e capacitação das mulheres, de modo que tenham autonomia econômica e financeira.

Foto: Divulgação/AscomZenaide Lustosa
Zenaide Lustosa

Durante todo o mês de março, serão realizadas palestras, oficinas, lives, formações e capacitações em Teresina e nos demais municípios piauienses, por meio da parceria dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, ressaltou a importância de programas que busquem garantir a segurança, o bem-estar e autonomia das mulheres. “É importante essa solenidade para que possamos mostrar como já avançamos no estado do Piauí nas políticas para as mulheres. Hoje estamos fazendo um ano que lançamos o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, que tem um atendimento pelo WhatsApp de vinte e quatro horas com assistente social e psicóloga, em um serviço acolhedor e humanizado que permite às mulheres em situação de violência serem atendidas. Para além desse serviço, queria também colocar a importância da autonomia econômica, financeira e dos cuidados às mulheres”, afirmou.

Combate à violência de gênero

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, Tatiane Seixas, enfatizou o desafio permanente de se combater a violência contra a mulher. “O Estado avançou e criou novas ações, mas, ainda assim, infelizmente, segundo dados do Observatório de Segurança, a violência contra a mulher aumentou oitenta por cento. Só no Piauí foram vinte e oito feminicídios, mulheres que perderam a vida por dizer não. A nossa vida não tem valido um não, o mesmo não que a gente escuta todos os dias quando tenta entrar em todas as portas que há por aí”, observou.

Projetos

Durante o lançamento do “Março Mulher 2024”, foi realizada a entrega do selo da 3ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade, também aconteceu o lançamento do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; lançamento do Selo Mais Mulheres, do projeto “Elas Empreendem: Resistência Negra - Fios da Ancestralidade”, além do lançamento dos editais: Autonomia Econômica e Cuidados de Mulheres Negras e Autonomia Econômica e Cuidados de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgênero (LBTs) e Investe Nelas. Por fim, foi anunciando o programa Fomento Mulher - Estímulo ao Empreendedorismo Feminino.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.