Fechar
GP1

Polícia

PF deflagra operação e cumpre mandados em prefeituras do Piauí

Entre os alvos estão servidores e empresários acusados de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal no Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Paradoxo com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), nos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí, com objetivo de apurar esquema de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro existente entre empresários e servidores públicos dos municípios.

De acordo com informações da PF, 25 policiais federais e três auditores da CGU cumpriram nove mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí nos municípios de Picos, Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí. A polícia também cumpriu mandados nas sedes das Prefeituras de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí.

Foto: Divulgação/PF-PIPolicial na sede da Prefeitura de Ipiranga do Piauí
Policial na sede da Prefeitura de Ipiranga do Piauí

As investigações apontaram que houve repasses vultosos de valores de empresas sediadas em Picos para agentes púbicos vinculados a municípios dessa microrregião. Consta ainda que, por diversas vezes, esses repasses ocorreram nas mesmas datas dos pagamentos realizados às empresas relativos a obras e serviços executados nos municípios envolvidos.

A Polícia Federal já identificou irregularidades em procedimento licitatório que resultou na vitória de uma das empresas investigadas, bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão. Além disso, ficou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de pessoas interpostas com a finalidade de promover a lavagem do dinheiro obtido com a prática dos crimes.

Foto: Divulgação/PF-PIPolícia na sede da Prefeitura de São Luís do Piauí
Polícia na sede da Prefeitura de São Luís do Piauí

O nome da operação Paradoxo é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.